O QUE É?



A glossodínia, também chamada de síndrome da ardência bucal, trata-se de uma desordem caracterizada por uma sensação de queimação ou formigamento de toda a cavidade oral, em especial da língua, sem que sejam detectadas anormalidades nas mucosas ou alguma desordem médica subjacente.
Existem diversas possíveis causas para a glossodínia, dentre elas encontram-se:

-Deficiência nutricional;
-Climatério (menopausa);
-Substâncias irritantes, como, por exemplo, álcool, tabaco e temperos;
-Reação aos dentrifrícos (creme dental) que possuem a substância lauril sulfato de sódio;
-Infecções fúngicas, como candidíase;
-Traumas causados por próteses dentárias;
-Fatores que levam à xerostomia (boca seca);
-Ansiedade crônica ou depressão;
-Diabetes tipo 2;
-Lesões nos nervos, especialmente os nervos cranianos, ligados ao paladar.
SINTOMAS

Como dito anteriormente, o principal sintoma da glossodínia é a presença da ardência na cavidade oral. Além disso, pode vir associado xerostomia (boca seca) e a disgeusia (diminuição ou distorção do senso do paladar). Contudo, para ser considerado um quadro de glossodínia, não pode haver a presença de alterações detectáveis na saliva ou mucosas. É comum que a sintomatologia não esteja presentes durante a manhã, porém pioram ao longo do dia.
TRATAMENTO

O tratamento desta condição varia de acordo com a causa. Quando a glossodínia é causada por fatores psicológicos, a queimação na cavidade oral é tratada em associação com o tratamento psicológico. Quando a causa é física, o paciente deve tratá-la diretamente, como, por exemplo, utilizar creme dental diferente, adequar à prótese dentária, regular o consumi nutricional, dentre outros.