Impotência (disfunção erétil) - Saiba mais
sobre esse problema que afeta boa parte
da população masculina
em
30/4/2013
Categoria: Doenças matérias
Descrição
A impotência (disfunção erétil) é a incapacidade de iniciar e manter uma ereção em pelo menos 50% das tentativas de relação sexual ou a interrupção das tentativas durante a relação. Frequentemente começa devido a fatores físicos, embora também haja casos nos quais é causada por motivos psicológicos.
A impotência normalmente ocorre devido a um comprometimento vascular, a distúrbios neurológicos, a medicamentos, a anormalidades do pênis ou a problemas psicológicos que interferem na excitação sexual. As causas físicas são mais comuns em homens mais velhos, enquanto que os problemas psicológicos são mais comuns em homens mais jovens. A impotência torna-se mais comum com a idade, embora ela não seja considerada como uma parte normal do processo de envelhecimento.
Sintomas
Geralmente, o paciente informa ao médico sobre seus problemas de ereção. O médico então questiona o paciente sobre os sintomas, para se certificar que a impotência, não uma outra disfunção sexual (p.ex., problema de ejaculação), é o problema. Ele pergunta se o desejo sexual é acompanhado pela capacidade de obter uma ereção suficiente para manter uma relação sexual e se o indivíduo apresenta ereções durante o sono ou pela manhã, ao acordar.
Tratamento
O tipo de tratamento depende da sua causa e do estilo de vida do indivíduo, a impotência normalmente pode ser tratada sem a necessidade de cirurgia.