É verdade que o leite pode 'emperrar' o funcionamento do aparelho respiratório?
Quais são outros malefícios que este alimento pode causar?
Parte um
Tamara Mazaracki:O grande problema é que nós consumimos o leite pasteurizado ou ultrapasteurizado (UHT). Isto significa expor o leite a altas temperaturas para matar as bactérias patogênicas. Bacana. Mas tem alguns efeitos colaterais nada bacanas. As bactérias boas também se vão. Pior ainda, as enzimas lácteas (algumas dúzias, incluindo lactase e galactase) são destruídas o que dificulta a digestão do leite e o cálcio tem a sua absorção dificultada (a fosfatase, uma das enzimas destruídas, ajuda na assimilação do cálcio pelo organismo); a lactose (o açúcar do leite) se transforma em betalactose, que entra muito rápido na corrente sanguínea e faz pico de insulina (engorda mais e pode levar ao diabetes); as proteínas do leite (caseína, lactoalbumina e outras) ficam desnaturadas e causam alergias diversas; as gorduras do leite também sofrem com este processo podendo se tornar rançosas.
Parte dois
Tamara Mazaracki:Atualmente o gado leiteiro é alimentado com grãos (principalmente a soja transgênica), as pastagens sofrem com acúmulo de herbicidas e agrotóxicos, as vacas são tratadas com hormônios para aumentar a produção de leite, o que faz com que tenham maior propensão a infecções, e aí são medicadas profilaticamente com antibióticos.
Parte três
Tamara Mazaracki:O leite é bom? Sim, o leite cru produzido de forma orgânica, com as vacas se alimentando só de pastagem, é um excelente alimento. Foi usado durante séculos pela humanidade. Aí chegou o progresso, a alta tecnologia, muitas leis e interesses, e o leite bom é um luxo ao qual muito poucos têm acesso.
Conclusão. O leite não é mais um bom alimento. Causa alergias, desordens intestinais, infecções respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e otite. Sim, o leite pasteurizado emperra o sistema respiratório e o corpo também, pois acaba aumentando a produção de muco, uma gosma que dificulta o funcionamento celular
E os benefícios do leite? Quais são?
Tamara Mazaracki: O leite cru fornece vitaminas, minerais, proteínas, gordura e carboidratos simples. É um alimento versátil, pode ser preparado de mil e uma formas, pode compor pratos, enriquecer sopas e molhos. Batido numa vitamina é delicioso – quase todas as frutas combinam com ele (evite misturar com as cítricas, abacaxi, melão e melancia).
Uma pessoa saudável praticante de esporte pode viver sem leite?
E após, deve ser evitado ou usado na reposição dos nutrientes perdidos?
Tamara Mazaracki:Claro que sim, muitos vivem sem leite. Os nutrientes gastos na corrida ou outras atividades físicas podem ser repostos com frutas, legumes, folhas diversas, proteínas como ovos, carne e pescados, grãos integrais e leguminosas. Uma alimentação balanceada pode ser feita evitando-se os laticínios. O problema é que são gostosos e facilmente encontrados em diversas receitas apetitosas. O meu conselho é a moderação, nada de exageros. Evite engolir um litro de leite por dia. Um pequeno copo é suficiente. Complemente com uma porção de iogurte. Permita-se uma fatia de queijo. Alterne alguns dias sem consumir laticínios, deixe o corpo descansar. Evite as versões light ou desnatadas – a gordura do leite é importante para a saúde (CLA, vitamina D, A).
Hoje já há no mercado leites a base de soja que possuem quantidade ideal de cálcio para o organismo. É possível trocar o leite de vaca por leite de soja?
Tamara Mazaracki: Não recomendo o leite de soja. O cálcio deste 'leite' é muito pouco biodisponível, ou seja, sua absorção é pobre. Além disso, ele é muito rico em isoflavonas, compostos com ação estrogênica. Será que você precisa deste estrogênio? Mesmo na menopausa não indico a reposição de estrogênios através do consumo da soja.
O iogurte é mais facilmente tolerado pelo organismo. Convém substituirmos o leite pelo iogurte na véspera de exercícios físicos?
Algumas pessoas evitam leite antes das atividades físicas com medo de ter uma diarréia ou coisa assim. O leite deve ser evitado também durante o exercício?
Tamara Mazaracki:Todo produto que sofre um processo de fermentação é mais saudável para o organismo, seus açúcares e proteínas são pré-digeridos na ação fermentativa. Se você sofre de intolerância ao leite, ou já teve alguma reação inesperada, definitivamente recomendo o iogurte no lugar do leite sempre, antes de exercícios ou não. O importante é que se use iogurte natural, sem adição de açúcar, adoçante e corantes. Este iogurte pode ser batido com frutas, granola, mel, sementes de linhaça ou aveia. Melhor ainda é o kefir (veja abaixo).
Dos laticínios, de uma forma geral, qual seria o mais benéfico ao organismo e qual seria o mais prejudicial à saúde?
Tamara Mazaracki:Definitivamente o mais prejudicial é o leite condensado. O segundo pior é o leite desnatado (zero). O mais benéfico é o kefir.
O leite condensado é sobrecarrregado com quantidades astronômicas de açúcar, não há nenhuma possibilidade de se absorver o cálcio deste tipo de leite, além de fornecer uma montanha de calorias e propiciar o acúmulo de gordura corporal.
O leite desnatado, isento da gordura que a natureza colocou lá, tem uma grande redução da absorção de diversos minerais e vitaminas lipossolúveis, como vitamina A e D. A gordura do leite é grande fonte de CLA (ácido linoléico conjugado), que ajuda a desinchar as células de gordura, melhora a performance muscular e tem ação protetora e anticancerígena na mucosa intestinal). O CLA é um suplemento muito popular entre os malhadores, porque ajuda a dar uma secada na gordurinha e turbina os músculos.
O kefir é um leite fermentado, muito rico em microorganismos do bem e enzimas. É produzido através dos grãos de kefir que são colocados no leite. Originário das montanhas do Cáucaso, é utilizado há milênios pelos povos mais longevos e saudáveis do planeta. Eu tomo kefir todo dia.
Muitas pessoas dizem que o homem é o único ser que toma leite na fase adulta. Isso é verdade? Por que fazemos isso?
Tamara Mazaracki: Sim, é verdade. Também somos a única espécie que bebe leite de outra espécie. Porque o fazemos, não sei bem, mas talvez porque o leite é fonte de proteínas, de gorduras e açúcares, e porque o leite contem cálcio. Lógico que quando o homem começou a consumir o leite, ele nem imaginava isso, só percebia que a fome passava. E naqueles tempos o leite era cru e orgânico, não existiam pesticidas nem hormônios nem antibióticos.
Nossa dieta, aliás, é praticamente baseada no leite. O leite é um alimento fundamental para o nosso organismo?
Tamara Mazaracki: Como disse acima, se o leite for consumido cru, é um bom alimento. Fundamental não é, porque existem outras fontes de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Para se obter cálcio, basta comer em todas as refeições uma porção generosa de folhas verde escuras. Afinal, é comendo capim que as vacas colocam o cálcio no leite.
TAMARA MAZARACKI É MÉDICA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRM 5230171-6)