Leucemia Linfocítica Crônica
em 31/1/2012
Categoria: Distúrbios do Sangue
Descrição
A leucemia linfocítica crônica caracteriza-se por um grande número de linfócitos (um tipo de leucócito) maduros cancerosos e linfonodos aumentados de tamanho. Mais de três quartos dos indivíduos que apresentam este tipo de leucemia têm mais de 60 anos de idade. A leucemia linfocítica crônica afeta os homens 2 a 3 vezes mais freqüentemente que as mulheres.

A causa de CLL é desconhecida. Vários factores, no entanto, estão relacionados com a doença. Casos familiares têm sido descritos, mas a grande maioria dos casos são esporádicos, sem segregação familiar.

Alguns tipos de leucemia linfocítica crônica são classificados pelo tipo de linfócito envolvido. A leucemia das células B (leucemia dos linfócitos B) é o tipo mais comum, sendo responsável por aproximadamente três quartos de todos os casos de leucemia linfocítica crônica. A leucemia das células T (leucemia dos linfócitos T) é muito menos comum. Outros tipos são a síndrome de Sézary (a fase leucêmica da micose fungóide) e a leucemia das células pilosas, um tipo raro de leucemia que produz grande número de leucócitos anormais com projeções nítidas visíveis ao microscópio.
Sintomas
Os sintomas da leucemia linfocítica crônica desenvolvem-se gradualmente,nos estágios iniciais da doença, quase todos os indivíduos não apresentam sintomas, exceto linfonodos aumentados de tamanho.Os sintomas podem incluuir:

>cansaço
> falta de ar às atividades físicas,
> fadiga,
>perda de apetite,
> perda de peso,
> sensação de plenitude abdominal, decorrente da esplenomegalia (aumento do baço)
Tratamento
Como a leucemia linfocítica crônica evolui lentamente, muitos indivíduos não necessitam de tratamento durante anos – até o número de linfócitos começar a aumentar, os linfonodos começarem a crescer ou o número de eritrócitos ou de plaquetas começar a diminuir As drogas utilizadas para tratamento da leucemia em si não curam a doença e nem prolongam a sobrevida, e podem causar graves efeitos colaterais.O tratamento é:

>Quimioterapia
> Radioterapia
> Cirurgia- A remoção do baço (esplenectomia)
> Medicamentos-corticosteróides
> O transplante de medula óssea – em suas várias modalidades – também pode ser indicado em alguns casos de LLC.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos