Policitemia Vera
em 31/1/2012
Categoria: Distúrbios do Sangue
Descrição
A policitemia vera é um distúrbio das células sangüíneas precursoras que acarreta um excesso de eritrócitos. A policitemia vera é rara. Apenas 5 indivíduos em 1 milhão apresentam esse distúrbio. A idade média na qual a policitemia vera é diagnosticada é 60 anos, mas ela pode manifestar-se antes.

A policitemia é o aumento no número de hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos) no sangue. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando nos deslocamos para regiões de elevadas altitudes, onde o ar é rarefeito (pequeno teor de oxigênio), o organismo através da liberação de um hormônio (hormona) produzido pelos rins, a eritropoietina, estimula a produção de hemácias, num mecanismo de compensação para normalizar o transporte de oxigênio para as célula
Sintomas
Os principais sintomas são:

>Prurido (especialmente após banho quente),
> zumbido,
>visão turva em alguns casos
>Tromboses venosas, frequentemente em locais incomuns (p. ex., trombose da veia esplênica ou porta);
> fadiga,
>cefaléia,
>tontura e falta de ar.
Tratamento
Os indivíduoscom a policitemia com tratamento, eles vivem, em média, 15 a 20 anos. O tratamento visa retardar a produção e diminuir o número de eritrócitos. Normalmente, é realizada a remoção do sangue do corpo através de um procediemnto denominado flebotomia. São removidos 500 ml de sangue em dias alternados até o hematócrito começar a diminuir. Quando ele atinge o nível normal, o sangue é removido em intervalos de alguns meses, de acordo com a necessidade.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos