Calvície
em 6/2/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
Descrição
A calvície (alopécia) é muito mais comum nos homens que nas mulheres. Ela pode ser decorrente de fatores genéticos, do envelhecimento, das condições cutâneas locais e de doenças sistêmicas (que afetam todo o organismo).

A calvície masculina pode ser causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada DHT. Estudos já realizados de fios de cabelos de couros cabeludos calvos e não-calvos mostraram que, com a calvície de padrão masculino, os níveis de 5-alfa-redutase e DHT no couro cabeludo são consideravelmente altos. A 5-alfa-redutase é importante na formação de DHT e, consequentemente, níveis elevados de DHT estão associados com calvície masculina. A idade em que a calvície inicia e a velocidade do processo é definida pela quantidade de genes herdados dos familiares do lado paterno, materno ou ambos.
Sintomas
Geralmente, a queda de cabelo começa nas zonas laterais, próximo da fronte ou na parte superior da cabeça em direção a região posterior.
Tratamento
A maioria dos tipos de calvície ou alopécia não tem cura. Um indivíduo com calvície de padrão masculino ou feminino pode ser submetido a um transplante de cabelo, no qual os folículos pilosos são removidos de uma parte do corpo e transplantados. Alguns medicamentos (p.ex., minoxidil tópico) podem favorecer o crescimento do cabelo em uma pequena porcentagem de indivíduos.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos