Nevos
em 7/2/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
Descrição
Os nevos ("pintas" ou "sinais") são lesões de pele pigmentadas, muito freqüentes e que podem estar presentes desde o nascimento ou surgir durante a vida, são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se formam a partir de células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria dos nevos é inofensiva e não necessita ser removida. Contudo, alguns parecem muito com o melanoma maligno (um câncer de pele) e a sua diferenciação pode ser difícil. Além disso, os nevos não cancerosos podem evoluir para o melanoma maligno.
Sintomas
Os nevos apresentam tamanhos variados, podem ser planos ou elevados, lisos ou rugosos (semelhantes a verrugas) e alguns apresentam pêlos. Embora habitualmente sejam de cor castanho escuro ou preto, os nevos podem ser cor da pele ou amarelo pardo.

As alterações de um nevo como um aumento (especialmente com uma borda irregular), escurecimento, inflamação, alterações da cor em moteado, sangramento, ruptura da pele (úlcera), prurido e dor, são possíveis indicadores de um melanoma maligno.
Tratamento
Os nevos pouco atraentes ou localizados em áreas onde as vestimentas podem irritá-los podem ser extirpados pelo médico com um bisturi e anestesia local. A maioria dos nevos é inofensiva e não necessita ser removida. Quando é demonstrado que o nevo é canceroso, pode ser necessária uma segunda cirurgia para remover a pele circunjacente.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos