Carcinoma Epidermóide
em 7/2/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
Descrição
O carcinoma epidermóide é um câncer que se origina na camada média da epiderme. Habitualmente, o carcinoma epidermóide ocorre nas áreas expostas ao sol, mas ele pode desenvolver-se em qualquer local da pele ou em locais como a língua ou o revestimento da boca.

O carcinoma epidermóide surge em peles que foram acometidas por algum processo como cicatrizes de queimaduras, lesões decorrentes da exposição solar cumulativa e feridas crônicas. Também podem surgir em locais de pele normal.
Sintomas
Ele pode desenvolver-se sobre uma pele que apresenta aspecto normal ou que foi lesada (mesmo muitos anos antes) pela exposição ao sol (ceratose actínica). O carcinoma epidermóide começa como uma área vermelha com uma superfície crostosa e descamativa que não cicatriza. Enquanto cresce, o tumor pode tornar-se algo elevado e firme, à s vezes com uma superfície semelhante à de uma verruga.

Finalmente, o câncer torna-se uma úlcera aberta e cresce em direção ao tecido subjacente. Seu crescimento atinge tecidos adjacentes e também externamente, formando lesões em aspecto de couve-flor (elevada e vegetante). Frequentemente formam feridas (ulcerações) com sangramento e dor.
Tratamento
O carcinoma epidermóide e a doença de Bowen são tratados através da remoção do tumor utilizando os. O tratamento desta lesão é iminentemente cirúrgico retirando-se toda a lesão com margens oncológicas de segurança. Este manejo deve ser o mais precoce possível para evitar o aparecimento de metástases



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos