Infecção Causada por Hantavírus
em 29/2/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
Descrição
A infecção causada por hantavírus é uma doença viral que se é transmitida por roedores aos seres humanos e causa infecções pulmonares e renais graves. Os hantavírus são buniavírus distantemente aparentados com o grupo de vírus Califórnia, da encefalite.
Esta infecção ocorre após inalação do vírus no ar ou pelo contato com roedores contaminados com o vírus ou suas secreções. Geralmente, ocorre após a inalação de excretas de roedores contaminados e, menos freqüentemente, por mordidas destes.
Sintomas
A infecção pulmonar causada pelo hantavírus começa com febre e dor muscular.Outros sintomas são:

>dor abdominal,
>diarréia ou vômito
>Após 4 a 5 dias, o indivíduo pode apresentar tosse e dificuldade respiratória
A infecção renal pode ser leve ou grave:
>forma leve-começa subitamente, com febre alta, cefaléia, dor lombar e dor abdominal. No terceiro ou quarto dia, pequenas manchas semelhantes a equimoses aparecem nas escleras (branco dos olhos) e no palato (céu da boca) concomitantemente com uma erupção cutânea no abdômen.

>forma grave- começa de forma semlhante, mas a febre é mais elevada entre o terceiro e o quarto dia. Um sintoma inicial típico é uma hiperemia (rubor) disseminada na face, semelhante a uma queimadura solar. Uma pressão suave sobre a pele produz uma marca vermelha persistente.No terceiro e o quinto dia, ocorrem petéquias (hemorragias puntiformes), inicialmente no palato e, em seguida, em qualquer área da pele submetida à pressão. Ao mesmo tempo, ocorre hemorragia da esclera. Em torno do quinto dia, pode ocorrer uma queda abrupta da pressão arterial, a qual acarreta o choque.
Tratamentos
O tratamento, basicamente, é de suporte. Tratam-se os sintomas com medicações, é feita uma hidratação adequada e são utilizados recursos para manter a respiração do indivíduo da melhor forma possível. Em vários casos, a ventilação mecânica e a internação em centros de tratamento intensivo (CTIs) são necessárias. Tendo em vista a gravidade da doença, medicações antivirais podem ser utilizadas, mas estudos para testar a efetividade destas ainda estão sendo realizados.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos