Nocardiose
em 29/2/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
Descrição
A nocardiose é uma infecção causada pela bactéria Nocardia asteroides que em geral se inicia nos pulmões e pode disseminar-se para a pele e para o cérebro. É causada pela bactéria que pertence à família Nocardiaceae, sendo que a espécie de maior destaque é a Nocardia asteroides. O gênero Nocardia é encontrado no solo e a maior via de infecção é a aerógena, através da inalação do microrganismo presente nas partículas de pó em suspensão. Menos frequentemente, esta bactéria pode penetrar no organismo ao serem ingeridas ou transmitidas através do contato com a pele.

Em raros casos, as bactérias invadem o organismo através da deglutição ou passando através da pele. Os indivíduos com doenças crônicas e aqueles que utilizam drogas imunossupressoras apresentam um maior risco de adquirir a nocardiose. Aproximadamente 50% dos indivíduos com nocardiose, geralmente idosos, não apresentam uma doença pré-existente. Atualmente, a nocardiose é uma complicação incomum da AIDS.
Sintomas
Nos casos de uma infecção pulmonar, os sinais clínicos geralmente são:

>tosse
> debilidade geral,
>calafrios,
>dor no peito,
> febre,
>perda de apetite e redução de peso
Tratamento
O tratamento com antibiótico depende da gravidade, da localização da patógeno e da imunidade do paciente. O tempo de tratamento se dá de acordo com a localização das lesões; quando se trata lesões cutâneas, deve ser feito por pelo menos três meses, já nas formas sistêmica e pulmonar, o tratamentos é feito por, pelo menos, seis meses.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos