Retinopatia Diabética
em 2/3/2012
Categoria: Distúrbios do Olho
Descrição
O diabetes pode causar dois tipos de alterações que se encontram entre as principais causas de cegueira: a retinopatia não proliferativa e a retinopatia proliferativa. Essas alterações podem ocorrer em diabéticos que utilizam insulina e naqueles que não a utilizam. O diabetes afeta a retina porque a concentração sérica de açúcar (glicose) torna as paredes dos pequenos vasos sangüíneos mais espessas, porém mais fracas, e, conseqüentemente, mais propensas a deformidades e escapes.
Sintomas
A Retinopatia Diabética não provoca dores, sendo muitas vezes silenciosa, impossibilitando o paciente de perceber os sintomas. Se acontecer edemas, na área macular, pode ocorrer baixa da visão com perda gradativa do foco. Havendo sangramento, podem surgir algumas manchas ou pontos escuros no eixo da visão.Seu principal sintoma é a vista embaçada
Tratamento
O Tratamento da Retinopatia Diabética é a prevenção através de consulta oftalmológicas regulares e controle rigoroso do nível de açúcar no sangue. Quando a doença já está instalada o tratamento é feito com laser verde.

Apesar de não restituir a perda visual ocorrida na fase inicial da doença, o tratamento a laser evita o progresso da Retinopatia Diabética e o surgimento de novos vazamentos.

Quando o sangramento dos vasos lesados foi muito grande, a cirurgia pode ser necessária para remover o sangue que entrou no humor vítreo (um procedimento denominado vitrectomia). A visão melhora após a vitrectomia e o humor vítreo é gradualmente reposto.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos