Câncer de Mama
em 4/4/2012
Categoria: Problemas de saúde da Mulher
O QUE É?
O câncer de mama é classificado de acordo com o tipo de tecido no qual ele iniciou e com a extensão de sua disseminação. O câncer pode originar-se nas glândulas lactíferas, nos canais lactíferos, no tecido adiposo ou no tecido conjuntivo. Os diferentes tipos de cânceres de mama evoluem de forma diferente. As generalidades sobre os tipos particulares são baseadas nas similaridades quanto à forma como eles são descobertos, como eles evoluem e como eles são tratados.

O câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de câncer

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta.

A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores:

-Ter mãe ou irmã com câncer de mama
-Nunca ter tido filhos
-Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
-Histórico de exposição a radiação
- Fumar
-Terapia hormonal (estrogênio)
-Uso excessivo de álcool
-Ferimento no seio
-Obesidade
Sintomas
O primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente. Outros sintomas do câncer de mama incluem:

-Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
-Uma mudança do tamanho ou formato do seio
-Secreção no bico do seio
-Um ou mais nódulos nas axilas
Tratamento
O câncer de mama pode ser tratado com várias técnicas cirúrgicas, incluindo a mastectomia (remoção de toda a mama) ou a cirurgia conservadora (remoção apenas do tumor e de uma porção do tecido circunvizinho).

Geralmente, o tratamento é iniciado após uma avaliação completa da paciente, aproximadamente 1 semana ou mais após a realização da biópsia. O tratamento é complexo porque os diferentes tipos de câncer de mama diferem muito no que concerne à velocidade de crescimento, à tendência a disseminação (produção de metástases) e à resposta ao tratamento. O tratamento inclui:

- cirurgia
- radioterapia
- quimioterapia e os medicamentos bloqueadores de hormônios.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos