Escabiose
em 5/6/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
O QUE É?

Doença de pele contagiosa causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. Cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos.

É transmitida pelo contato direto da pele com a pele de uma pessoa infestada por carrapatos ou pelo contato da pele com as roupas pessoais ou de cama de pessoas infestadas. A exposição é mais comum em casas de repouso, asilos de velhos, hospitais e creches. A escabiose também pode ser transmitida no ambiente domiciliar e por contato sexual

As áreas preferenciais da pele onde se visualizam essas lesões são: regiões interdigitais, punhos (face anterior), axilas (pregas anteriores), região peri-umbilical, sulco interglúteo, órgãos genitais externos nos homens. Em crianças e idosos, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas.


SINTOMAS
- prurido intenso que aumenta à noite
- erupção cutânea que provoca coceira intensa acompanhada de pequenos nódulos (bolinhas) vermelhos
TRATAMENTO
É feito à base de inseticidas especiais, ou escabicidas. Seu uso é tópico, ou seja, local, e deve ser aplicado no corpo todo, exceto acima da linha do nariz e das orelhas, por dois ou três dias. É importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

Toda a família e/ou parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar a reinfestação. Já existem remédios por via oral que também são eficientes no tratamento da escabiose.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos