Lesões por Eletricidade
em 19/6/2012
Categoria: Acidentes e lesões
O QUE É?
Uma lesão por corrente elétrica é a lesão produzida quando uma corrente elétrica atravessa o corpo e queima tecido ou interfere no funcionamento de um órgão interno.
Acontecem quando o corpo experimenta níveis de corrente elétrica que alteram suas funções eletrofisiológicas ou causam lesão nos tecidos. A corrente elétrica que passa através dos tecidos do corpo gera calor, que pode queimar gravemente e destruir tecidos. Um choque elétrico pode provocar um curto-circuito nos sistemas elétricos do organismo, provocando uma parada cardíaca (interrupção do funcionamento do coração).

A lesão por corrente elétrica pode ocorrer quando uma pessoa é atingida por um raio ou quando ela toca em fios elétricos, em cabos caídos ou em algo que conduz eletricidade a partir de um cabo ativo (p.ex., uma poça de água). A gravidade da lesão, que pode variar desde uma queimadura de pouca importância até a morte, é determinada pelo tipo e força da corrente, resistência do corpo à corrente no ponto de entrada, caminho da corrente através do corpo e duração de exposição à corrente.
Mais comuns no domicílio e o no local de trabalho, em contato com fontes comerciais de energia elétrica: 90% com homens de 20 a 34 anos; 7% das mortes por AT; amputações de extremidades
SINTOMAS

Os sintomas dependem das complexas interações de todas as características da corrente elétrica:

- Um choque de uma corrente elétrica pode sobressaltar uma pessoa, pode derrubá-la ou pode produzir fortes contrações musculares. Qualquer desses efeitos pode acarretar luxações, fraturas e contusões. A vítima pode perder a consciência. Pode ocorrer parada respiratória e cardíaca.

-A corrente de alta voltagem pode matar tecidos entre seus pontos de entrada e de saída, produzindo extensas áreas de músculo queimado. Ocorre uma grande perda de líquidos e sais (eletrólitos) e, algumas vezes, uma queda acentuada da pressão arterial, como nas queimaduras graves. As fibras musculares lesadas liberam mioglobina, que pode lesar os rins e causar insuficiência renal.

- Uma pessoa molhada pode entrar em contato com uma corrente elétrica (p.ex., quando um secador de cabelos cai dentro de uma banheira ou quando uma pessoa pisa em uma poça de água que está em contato com um fio elétrico partido caído no chão.

Nessas situações, a resistência da pele diminui a tal ponto que a pessoa não se queima mas pode sofrer uma parada cardíaca e morrer se manobras de ressuscitação não forem realizadas imediatamente).

-As crianças com 1 a 3 anos de idade que acidentalmente chupam extremidades de fios elétricos podem sofrer queimaduras na boca e nos lábios. Essas queimaduras não só podem causar deformidades faciais, mas também podem acarretar problemas de crescimento dos dentes, da mandíbula e da face.
TRATAMENTO
O tratamento consiste em separar a vítima da fonte de corrente, restaurar os batimentos cardíacos e a respiração através da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em caso de necessidade e tratar as queimaduras e outras lesões que possam ter ocorrido.

Garantir a própria segurança e dos de¬mais presentes na cena: não tocar a vítima antes de certificar de que o circuito elétrico esteja interrompido.Em seguida a Remoção para o hospital.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos