Turbeculose
em 4/7/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
O QUE É?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro. A tuberculose refere-se à doença mais comumente causada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas que, ocasionalmente, pode ser causada pelo M. bovis ou pelo M. africanum. Embora outras micobactérias causem doenças que simulam a tuberculose, são infecções não contagiosas e a maioria responde mal às drogas que são muito eficazes contra a tuberculose. A tuberculose é mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza,
promiscuidade, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão.
SINTOMAS
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais comuns são:

-Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro

-Pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro

-Febre

-Suor excessivo à noite

-Perda do apetite

-Fraqueza

-Palidez e rouquidão
TRATAMENTO
O tratamento da tuberculose é padronizado no Brasil. As medicações são distribuídas pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos