Amnésia
em 4/7/2012
Categoria: Doenças do cérebro e do sistema nervoso
O QUE É?

Amnésia é a perda de memória, parcial ou completa. É geralmente, temporária e pode ser devida a:

- Sintomas de diversas doenças neurodegenerativas (aquelas em que o sistema nervoso se deteriora progressiva e irreversivelmente)

-Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.

- Resultado de danos a partes do cérebro vitais para o armazenamento da memória.

Outras causas orgânicas e psicológicas para a amnésia são:

- Infecções que atingem o tecido cerebral, como encefalites por herpes simples

-Traumas físicos, tais como ferimentos ou pancadas na cabeça

- Derrame cerebral, insuficiência vascular

- Alcoolismo e drogas

- Psicogênicas

- Epilépticas

- Traumáticas

SINTOMAS

Existem vários tipos de amnésia. Abaixo estão listados alguns deles:

- Amnésia global transitória- Atinge principalmente os idosos, ela ocorre quando uma artéria é bloqueada temporariamente (devido a esforços físicos, etc.) impedindo o sangue de chegar em algumas partes do cérebro, a pessoa apresenta perda súbita da capacidade de "absorver" novos acontecimentos na memória, , geralmente dura de 3 a 12 horas, a pessoa consegue conversar normalmente e até executar tarefas mais complexas(dirigir um carro por exemplo), entretanto, não consegue se lembrar do que aconteceu nos últimos minutos, e freqüentemente se pergunta: "Aonde eu estou?

- Amnésia psicogênica- É uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos e pode ser tanto anterógrada(dificuldade para se lembrar de fatos recentes) quanto retrógrada(dificuldade para se lembrar de fatos anteriores ao trauma), a memória quase sempre volta dias após do começo da amnésia, em raros casos, o paciente perde a memória de alguns "trechos" de sua vida permanentemente.

- Síndrome de Korsakoff- É uma encefalopatia e é um tipo de amnésia grave, a principal causa é o alcoolismo, o que causa a falta de Vitamina B1 (tiamina) no cérebro, e esse é o motivo pelo qual a síndrome ocorre; seus sintomas podem ser a incapacidade de reter novos acontecimentos na memória. Por exemplo, a pessoa consegue fazer exercícios que tinha aprendido antes da doença mas não conseguem aprender a fazer nenhum exercício novo. Quando é causada pelo alcoolismo, seus sintomas são basicamente neurológicos (movimentos descoordenados, perda de sensação dos dedos das mãos e dos pés).

- Apagão alcoólico- A pessoa apresenta amnésia sem a perda da consciência. A pessoa alcoolizada conversa e pode fazer exercícios físicos normalmente, mas quando o efeito da bebida alcoólica passar não se lembrará de nada que ocorreu durante o momento em que esta pessoa estava alcoolizada. Esse tipo de amnésia ocorre principalmente em pessoas que bebem excessivamente bebidas alcoólicas ou em pessoas que bebem sociavelmente ou não bebem que beberam bebidas alcoólicas excessivamente, essa síndrome tem efeito maior quando a pessoa alcoolizada está com muita fome/sede ou bebeu rápido de mais.
TRATAMENTO
O tratamento depende da causa de base da amnésia, sendo individualizado. Independente da causa, tratamentos que incluam reabilitação cognitiva são úteis para a pessoa aprender estratégias que auxiliem a lidar com os distúrbios de memória.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos