Sangramento Gastro-Intestinal
em 5/7/2012
Categoria: Distúrbios Digestivos
O QUE É?

O sangramento gastrointestinal é a perda de sangue a partir de qualquer órgão do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).
Existem várias causas de hemorragia digestiva Como:

- úlceras pépticas, gástricas (do estômago) ou duodenais (da primeira parte do intestino) são a maior causa de sangramento, sendo responsáveis por mais da metade das hemorragias.

- As varizes de esôfago e a gastropatia hipertensiva são complicações da hipertensão do sistema portal, em nosso meio mais freqüentemente por Cirrose, enquanto que em alguns outros estados por Esquistossomose. Muito mais raramente, ocorrem por complicações de hepatites agudas ou crônicas, por obstrução das Veias Supra-hepáticas (Síndrome de Budd-Chiari) ou por obstrução da Veia Porta.

- Alterações na circulação do sangue através do fígado de um paciente com cirrose levam certas veias do esôfago e do estômago a se dilatarem, tornando-se mais frágeis.

- Certas pessoas que vomitam muito, como por exemplo, aquelas que bebem demais, podem ser surpreendidas por eventual vômito com sangue vivo. A causa disto são as chamadas fissuras de Mallory-Weiss, que são pequenas lacerações (rachaduras) longitudinais da mucosa da junção do esôfago com o estômago, causadas pela excessiva pressão nesses órgãos, durante o vômito.

- Um certo tipo de gastrite, a Gastrite Erosiva, pode causar sangramento, geralmente em volumes variáveis. É causada principalmente pelos remédios anti-iinflamatórios, incluindo a aspirina, e por situações graves como politraumatismos, grandes queimaduras e outras doenças que levam um paciente a um Centro de Tratamento Intensivo.

- Um certo tipo de gastrite, a Gastrite Erosiva, pode causar sangramento, geralmente em volumes variáveis. É causada principalmente pelos remédios anti-iinflamatórios, incluindo a aspirina, e por situações graves como politraumatismos, grandes queimaduras e outras doenças que levam um paciente a um Centro de Tratamento Intensivo.

- Divertículos (geralmente do intestino grosso), hemorróidas e fissuras anais são também causas muito freqüentes de sangramento anal, os dois últimos, geralmente de pequeno volume.

- Outra causa rara de sangramento visível, menos de 1% dos casos, mas que não pode deixar de ser diagnosticada, é o câncer. Tumores benignos ou malignos (câncer) do esôfago, estômago ou intestinos podem causar hemorragia, que pode, inclusive, ser a primeira manifestação da doença. A Retocolite Ulcerativa é também uma causa rara de sangramento digestivo maciço.
SINTOMAS

Os sintomas possíveis incluem a hematêmese (vômito de sangue), a melena (fezes pretas negras, semelhantes ao alcatrão) e a hematoquezia (eliminação de sangue visível através do reto). A melena comumente é devida a uma hemorragia digestiva alta (p. Ex., do estômago ou do duodeno). A coloração escura do vômito é devida à exposição do sangue ao suco gástrico e à digestão bacteriana por várias horas antes de ele ser eliminado do organismo. Aproximadamente 60 ml de sangue podem produzir melena.
TRATAMENTO

As ectasias vasculares do intestino delgado são a fonte mais comum de sangramento em pacientes com sangramento gastrointestinal obscuro. A terapia endoscópica e a cirúrgica têm mais sucesso naqueles com ectasias vasculares focais e grandes. Como as ectasias vasculares são muitas vezes difusas (limitando a intervenção endoscópica e cirúrgica), a terapia hormonal com compostos de estrogênio e progesterona tem sido tentada como alternativa clínica. Todavia, para pacientes com sangra¬mento recorrente severo por ectasias vasculares, a terapia hormonal mista deve ser considerada.

O tratamento específico para pacientes com sangra¬mento obscuro, bem como para pacientes com perda de sangue oculto nas fezes e anemia ferropriva, varia de acordo com a anormalidade identificada. A enteroscopia, que costuma revelar supostas lesões hemorrágicas, nem sempre tem levado a melhora dos resultados. A cauterização enteroscópica de ectasias vasculares pode levar à redução das necessidades de transfusão de sangue.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos