Transtorno De Personalidade Narcisista
em 5/7/2012
Categoria: Disturbios da Saúde Mental
O QUE É?
A característica essencial do Transtorno da Personalidade Narcisista é um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

Os indivíduos com este transtorno têm um sentimento grandioso de sua própria importância, se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
SINTOMAS

-Atribui a si mesmo importância excessiva - e é visto pelos outros como tendo o ego inflado

-Pode alimentar fantasias de amor perfeito (adoração completa), além de sucesso, fama, poder, beleza ilimitados

-É exibicionista e precisa ser visto e admirado de alguma forma - ainda que negativamente

-Tem tendência a sentir raiva aparentemente sem razão

-Tende a tratar as pessoas com frieza como forma de puni-las, ou para dar pistas de que não precisa mais delas

-Rumina constantemente sentimentos de inferioridade, vergonha e vazio interior

-Idealiza ou desvaloriza completamente as pessoas de maneira quase instantânea, fundamentando-se em poucos dados objetivos

-Mostra dificuldade ou incapacidade de sentir empatia

O narcisista de alguma forma acredita merecer a atenção que exige, fundamentando-se por meio de mecanismos psicológicos de defesa, como a racionalização, ou acusando outras pessoas pelos seus próprios problemas (projeção).
TRATAMENTO
Os profissionais de saúde envolvidos com esse paciente deve transmitir um sentimento de respeito e de reconhecimento do problema do paciente, de sua auto importância, porém devem ao mesmo tempo, evitar o reforço patológico de grandiosidade que pode contribuir para a negação da doença, ou da fraqueza que assusta o paciente.
Uma primeira abordagem do apoio seguido pelo passo-a-passo de confronto do paciente com sua vulnerabilidade pode permitir que o paciente aprenda a lidar com as implicações da doença e com seus sentimentos de força subjetiva.

O aumento da autoconfiança do paciente, pode reduzir a necessidade de atacar a equipe de saúde em um esforço no sentido da auto-preservação, pois o paciente tende a apresentar grandes expectativas de favores especiais sem assumir responsabilidades recíprocas.

Muitos dos princípios do tratamento e abordagens discutidos para aplicar a esse transtorno, podem favorecer o distúrbio de personalidade limítrofe.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos