Transtorno De Personalidade Esquiva
em 5/7/2012
Categoria: Disturbios da Saúde Mental
O QUE É?
O Transtorno de Personalidade Esquiva é um transtorno de personalidadecaracterizado por um padrão predominante de inibição social (timidez), sentimentos de incapacidade, sensitividade extrema a críticas ou repreensões, e uma tendência à solidão ou isolamento.

Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva vêem a si mesmas como socialmente ineptas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. Os pacientes, tipicamente, mostram-se solitários e relatam o sentimento de distanciamento da sociedade.
SINTOMAS

Alguns sinais e sintomas são encontrados nessas pessoas. Às vezes os sintomas predominam e o transtorno passa despercebido pela maioria das pessoas com as quais mantém contato (porque os sintomas são subjetivos).

– Tendem a viver sozinhas

– Contatos com família e amigos podem ser prazerosos, mas somente por um curto período de tempo (minutos ou horas), pois a ansiedade pode começar a rondar a qualquer momento.

– Evitam contatos com estranhos. São extremamente gentís quando tais contatos ocorrem e fazem todo o possível para torná-los breves.

– Desenvolvem pelo menos uma fobia (por animais ou objetos) cuja origem conecta-se com as primeiras ocorrências de crises de ansiedade em situações sociais. O animal ou objeto associado a tais situações desencadeia a ansiedade, a qual assume características fóbicas.

– São conscientes de que abdicaram de certas experiências na vida para evitar o sofrimento.

– Frequentemente fantasiam acerca de situações que evitam e que gostariam de vivenciar – em suas fantasias excluem os estímulos que poderiam provocar ansiedade.

– Podem ser profissionalmente bem sucedidas, mas certamente poderiam ter mais sucesso se não dessem as costas para outras oportunidades que aparecem.
TRATAMENTO
O tratamento indicado é a psicoterapia. Contudo, com freqüência surgem dificuldades, tais como:

-Falta de motivação para a mudança, pelo que habitualmente não procura ajuda

- Envolvimento muito demorado porque os mecanismos de auto-proteção estão bem estruturados;- resistência a propostas de praticar ações que possam acelerar o processo;

-Abandono fácil do tratamento.

Entre os casos que podem ficar anos e anos andando em círculos em uma psicoterapia ou que vão de um terapeuta para outro sem qualquer progresso, estão aqueles do Transtorno da Personalidade Esquiva.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos