Transtorno De Personalidade Dependente
em 5/7/2012
Categoria: Disturbios da Saúde Mental
O QUE É?

O Transtorno de Personalidade Dependente é um transtorno de personalidadecaracterizado pela dependência afetiva e física de outras pessoas. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os comportamentos dependentes e submissos visam a obter atenção e cuidados e surgem de uma percepção de si mesmo como incapaz de funcionar adequadamente sem o auxílio de outras pessoas.

Esses indivíduos tendem a ser passivos e a permitir que outras pessoas (freqüentemente uma única pessoa) tomem iniciativas e assumam a responsabilidade pela maioria das áreas importantes de suas vidas (Critério 2). Os adultos com este transtorno tipicamente dependem de um dos pais ou do cônjuge para decidir onde devem viver, que tipo de trabalho devem ter e com que vizinhos devem fazer amizade.

Não há estudos de genética ou de características biológicas para os pacientes de TPD, e tampouco têm sido realizados. A causa central para a sua constelação psicodinâmica é uma forma insegura de ligação com os outros, que podem ser o resultado do apego ao comportamento parental.
SINTOMAS
Paciente com transtorno de personalidade dependente geralmente trazem muitas queixas repetidas de falta de atenção, sobre seu estilo de vida, sobre dificuldades nas relações sociais, falta de sentido na vida, dificuldades profissionais, familiares, escolares e sociais.

Pessoas que sofrem desta desordem são frequentemente influenciadas pelo ambiente exterior e pela opinião dos outros e ficam sujeitas a tentar agradar para não se sentirem rejeitadas.
TRATAMENTO
Há pouca evidência para sugerir que o uso de medicamentos resultará em benefícios de longo prazo no funcionamento da personalidade dos indivíduos com TPD. O TPD não é passível de medidas farmacológicas, o tratamento baseia-se em terapias verbais. Recomenda-se que os sintomas-alvo, em vez de transtornos específicos de personalidade sejam medicados. Um desses sintomas alvo de particular importância é a disforia - marcado por baixa energia, cansaço de chumbo, e depressão. A disforia também pode ser associado a um desejo por chocolate e de estimulantes, como cocaína. O TPD é um dos transtornos de personalidade mais vulneráveis a disforia e alguns indivíduos com TPD respondem bem à medicação antidepressiva.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos