Angioedema Adquirido
em 6/8/2012
Categoria: Doenças Hereditárias e Genéticas
O QUE É?


O angiodema pode ser de dois tipos: adquirido (AEA) ou hereditário (AEH).
O angioedema adquirido é raro, sendo que existem manos de 50 casos relatados na literatura. Assim como o angioedema hereditário (AEH), apresenta duas formas diferentes. São elas:

- Tipo 1: caracteriza-se por baixos níveis de C1-IHN. Este tipo relaciona-se com linfomas, leucemia linfocitária crônica e outras enfermidades linfoproliferativas. Embora ainda não tenha sido elucidado como estas doenças levam ao angioedema, existe a hipótese de que o mecanismo esteja relacionado com a formação de imunocomplexos capazes de consumir a C1-INH.

- Tipo 2: nesta não há doenças linfoproliferativas associadas, e sim auto-anticorpos liberados por uma subpopulação de células B que se ligam à C1-INH, resultando em uma alteração da estrutura e funcionalidade dessa molécula.
SINTOMAS

Os achados clínicos encontrados na AEA são semelhantes aos encontrados na AEH, com exceção da freqüente presença da doença no histórico familiar. Para fazer a diferenciação do AEA do AEH, é se faz necessária a avaliação da dosagem da fração C1q do complemento, o qual encontra-se reduzido no AEA, bem como os níveis de C2, C4 e C1-INH.

TRATAMENTO

O tratamento deve relacionar-se com a doença envolvida. Todavia, quando o paciente apresentar episódios constantes ou graves de angioedema, certos fármacos podem ser receitados, como o danazol.




Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos