Astigmatismo
em 6/8/2012
Categoria: Distúrbios do Olho
O QUE É?


É uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados.
Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem deastigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos.

As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.O astigmatismoé hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

Umastigmatismoligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários.Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), em óculos ou lentes de contato. Podem, ainda, se valer de cirurgia a laser ou do procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.

O Astigmatismo pode ser baseado pela estrutura assimétrica, pelos meridianos principais ou pelo foco dos meridianos principais.

- Astigmatismo baseado na estrutura assimétrica: Pode ser provocado pela irregularidade da córnea ou do cristalino, que são estruturas responsáveis pela focalização dos raios luminosos.

- Astigmatismo baseado nos meridianos principais: Esse tipo de astigmatismo pode ser:

Regular – quando ha uma diferença de curvatura na córnea, geralmente é hereditário
Irregular – quando a córnea é muito desigual; pode ser provocada por cicatrizes na córnea devida a lesões ou inflamações.
Composto – quando é associado à outra deficiência visual, como miopia ou hipermetropia.

-Astigmatismo baseado no foco dos meridianos principais pode ser:

Astigmatismo simples: No olho do astigmático as imagens são focalizadas antes da retina, apenas em um plano vertical sendo que no plano horizontal a focalização é na retina. Geralmente é provocado pela curva vertical da córnea ser mais acentuada do que a curva horizontal

Astigmatismo hipermétrope simples - A imagem se forma num plano e se focaliza atrás da retina e no outro se focaliza exatamente na retina.

Astigmatismo miópico simples – quando a visão não é nítida em um dos meridianos (eixo) e normal no meridiano oposto, para correção o portador desse tipo de astigmatismo utiliza lentes negativas no meridiano com problema e no outro ele utiliza lente plana.

Astigmatismo composto - quando é associado à outra deficiência visual, como miopia ou hipermetropia.

Astigmatismo misto – quando em um dos olhos as imagens são focalizadas antes da retina e no outro são focalizadas atrás da retina.
SINTOMAS

O astigmatismo faz com que seja difícil ver detalhes, seja de perto ou à distância. Embora o astigmatismo brando possa ser assintomático, astigmatismo mais intensos podem causar sintomas como:

- Visão borrada

- Astenopia

- Fadiga ou dores de cabeça.
TRATAMENTO
O astigmatismo leve pode não precisar ser corrigido.

Óculos ou lentes de contato podem corrigir o astigmatismo.

A cirurgia a laser pode ajudar a mudar o formato da superfície da córnea para corrigir o astigmatismo, além da miopia ou da hipermetropia.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos