Disfemia
em 8/8/2012
Categoria: Doenças Hereditárias e Genéticas
O QUE É?


A disfemia é um distúrbio que provoca dificuldade em se expressar por meio da fala. Conhecida popularmente como gagueira, a disfemia é um problema que ocorre principalmente em mulheres. Caracteriza-se por interrupções bruscas na fala que podem ser tônicas ou clônicas.

A disfemia tônica é caracterizada por espasmos musculares que comprometem a fala provocando os bloqueios que tendem a ficar mais intensos com o esforço que o indivíduo faz para que consiga terminar o que estava falando. A disfemia clônica é caracterizada por contrações que ocorrem diretamente na boca de forma leve e rápida provocando a repetição de palavras ou parte delas. As duas formas de disfemia podem ou não estarem associadas uma a outra e ocorrer de forma contínua.

Normalmente, crianças de até 04 anos apresentam períodos de disfemia provocados pela combinação de diversos fatores associados ao desenvolvimento da fala e a rapidez com que as informações são processadas fazendo com que a fala não consiga transmitir com tanta rapidez as informações encaminhadas pela mente. A maioria das crianças com o passar do tempo perdem a disfemia, porém algumas necessitam de tratamento específico para controlar tal distúrbio.
SINTOMAS
Algumas características podem estar associadas com a tendência de a gagueira tornar-se um problema persistente, como o surgimento de sintomas adicionais, dentre eles estão: fazer caretas, contrair os olhos ou bater os pés. Nos casos onde já há a percepção por parte da criança de que sua fala pode ser julgada fora do padrão normal, ela tende a evitar as pessoas, muitas vezes preferindo permanecer em silencio a ter que interagir verbalmente. Caso não haja um tratamento especializado, a maioria dessas crianças se retrai, além de ficar com sua alto-estima abalada.

Após os 5 anos de idade, a disfemia relaciona-se com alterações anatômicas e funcionais do cérebro, de acordo com o que tem sido evidenciado pelas pesquisas mais modernas de neuroimagem. A avaliação e detecção do problema precocemente são pontos decisivos para que a criança consiga compensar cedo essas possíveis deficiências, antes que ocorram complicações secundárias. Deste modo, é recomendado que toda crianças com sintomas recorrentes de gagueira faça uma avaliação fonoaudiológica o mais cedo possível
TRATAMENTO

Em muitos casos, apenas a terapia fonoaudiológica é insuficiente para atender adequadamente todas as necessidades de um paciente disfêmico, sendo necessária a adoção de medidas adicionais de suporte, tais como assistência médica e farmacológica, especialmente em adultos.

Para que a criança consiga superar a disfemia nesse período, os especialistas recomendam aos pais e outros que participam do convívio da criança a não dar ênfase para tal manifestação, não corrigir e nem completar a palavra ou frase para tal, pois esses comportamentos fazem com que a criança não necessite lutar e vencer o problema para que seja melhor compreendida.

O tratamento para a disfemia varia de acordo com a manifestação em cada indivíduo. Existem várias técnicas utilizadas para tal tratamento.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos