Diverticulite
em 9/8/2012
Categoria: Distúrbios Digestivos
O QUE É?

Divertículo é uma saliência parecida com a ponta de um dedo de luva, que pode localizar-se em diferentes áreas do trato gastrintestinal, mas se manifesta com mais frequência entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. No divertículo, pode penetrar e ficar retida pequena quantidade de fezes. Do mesmo modo, se houver condições favoráveis, podem alojar-se colônias de bactérias.

Divertículos são de dois tipos: o hipotônico e o hipertônico. O hipotônico instala-se como decorrência do afrouxamento da musculatura lisa do intestino, e o hipertônico é provocado pelo aumento anormal do tônus dessa mesma musculatura e pelo crescimento significativo da pressão no cólon.
SINTOMAS

Em grande parte dos casos, diverticulose é uma doença assintomática, que passa despercebida e só é diagnosticada numa investigação eventual. Quando os sintomas aparecem, são queixas inespecíficas de desconforto abdominal, mais do lado esquerdo, prisão de ventre e alterações dos hábitos intestinais.

A diverticulite aguda é um sinal de complicação da doença diverticular. Dependendo da gravidade do quadro, os sintomas mais importantes são: dor abaixo do umbigo, que se desloca para o quadrante inferior esquerdo do abdômen, constipação, diarréia, sangue nas fezes, dificuldade para urinar, febre, náuseas e vômitos, fístulas, sangramentos.
TRATAMENTO
O tratamento da diverticulite inclui:

-repouso;

-dieta líquida inicial:

-antibióticos orais;

-dieta pastosa com baixo teor de fibras.

Os indivíduos com evidências de complicações ou de infecção grave como dor abdominal localizada, febre e outras geralmente devem ser hospitalizados.

Apenas 20% dos casos de diverticulite exigem cirurgia devido a não melhoria do quadro e por isso a diverticulite nem sempre tem cura. O tratamento de uma fístula envolve a remoção do segmento do intestino grosso onde a fístula começa e a anastomose que é a conexão das extremidades do intestino seccionado.

A diverticulite é uma alteração importante no intestino que pode ter como causa o aumento da pressão nos intestino devido à prisão de ventre, mas ainda não foram esclarecidas todas as suas causas.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos