Febre Hemorrágica de Marburg
em 14/8/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
O QUE É?

A febre hemorrágica de Marburg (FHM) trata-se de uma forma grave e rara de febre hemorrágica que acomete os seres humanos e primatas.

É transmitida pelo sangue, líquidos biológicos, secreções e tecido humano ou animal infectado. Aqueles que entram em contato com pacientes infectados têm alto risco de contaminação. O período de incubação do vírus que causa a doença – intervalo entre o momento em que a pessoa contrai o vírus e a manifestação da doença – é estimado entre três e dez dias.
SINTOMAS

O período de incubação do vírus dura entre 5 a 10 dias após o contato com o agente. As manifestações clínicas comumente incluem febre, calafrios, cefaleia e mialgia. Também podem ser observadas náuseas, vômitos, dor torácica ou abdominal. Lesões cutâneas maculopapulares surgem dentro de 5 dias após o início dos sintomas. No caso de agravamento da doença, pode haver pancreatite, icterícia, delírio e, por fim, choque e falência múltipla de órgãos.

Por ser uma doença rara e com sintomas inespecíficos, o diagnóstico da FHM costuma ser difícil. Alguns exames laboratoriais como ELISA, PCR e isolamento do vírus podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico.
TRATAMENTO

Não existe um tratamento específico para esta doença. O tratamento é somente de suporte, abrangendo manutenção da circulação e da pressão arterial, além de regulação dos níveis de fluídos e eletrólitos sanguíneos. Em alguns casos pode ser necessário realizar transfusão sanguínea.

Uma vez que ainda não se sabe qual o hospedeiro deste vírus, medidas preventivas contra a transmissão a partir do animal hospedeiro original ainda não foram estabelecidas. Medidas para a prevenção da transmissão secundária são similares às estabelecidas para outros tipos de febres hemorrágicas. Caso seja confirmado que um paciente esta infectado pelo vírus da FHM, algumas medidas devem ser adotadas para prevenir a infecção dos profissionais de saúde que estão em contato com esse paciente. Dentre essas medidas estão o uso de aventais de proteção, luvas e máscaras, além de esterilização ou descarte dos materiais utilizados no paciente.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos