Angioqueratoma da bolsa escrotal
em 4/9/2012
Categoria: Problemas de saúde do Homen
O QUE É?
Doença de causa desconhecida que forma pequenas dilatações vasculares na bolsa escrotal, pênis e vulva, sendo a ocorrência mais freqüente nos homens.
Algumas possíveis causas citadas na literatura, como aumento da pressão venosa e varicocele, necessitam de maiores estudos que comprovem esta relação.
SINTOMAS

A bolsa escrotal é o local mais acometido pela doença, que também pode afetar o corpo do pênis, os grandes lábios e, mais raramente, a parte interna das coxas e o baixo-ventre.
A doença forma pequenas lesões arredondadas e elevadas, variando de 1 a 5mm de tamanho, de cor vermelho escura, arroxeada ou preta, que podem possuir descamação na superfície, principalmente em pacientes com mais idade.

A quantidade de lesões varia de uma a inúmeras, que são assintomáticas. É comum o paciente só perceber a presença do angioqueratoma após a ocorrência de um sangramento, que pode acontecer ocasionalmente, de forma espontânea ou devido a pequenos traumas, como o ato de se enxugar.
TRATAMENTO
Usualmente, os angioqueratomas não necessitam de tratamento. Caso venha a ser realizado, seja para evitar a ocorrência de sangramentos ou por motivos estéticos, pode ser feito através de procedimentos locais que visam a destruição das lesões, como: eletrocoagulação, criocirurgia, excisãoou tratamento com laser.

No caso de sangramento, a compressão do local durante alguns minutos costuma ser suficiente para a sua interrupção. Caso contrário, a eletrocoagulação pode ser utilizada.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos