Grânulos de Fordyce
em 4/9/2012
Categoria: Distúrbios da boca e dos dentes
O QUE É?
Os grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas situadas fora da sua localização normal. Comumente encontradas na mucosa oral, no lábio superior e região retromolar. Caracterizam- se por múltiplas pápulas amareladas ou esbranquiçadas de 0,1 a 1 mm de diâmetro que ocasionalmente podem coalescer e formar placas.

Somente as glândulas sebáceas visíveis através do epitélio devem ser consideradas como grânulos de Fordyce. Em crianças, normalmente, não são notadas até a puberdade, embora estejam presentes histologicamente. Sua incidência aumenta com a idade, principalmente após o estímulo hormonal da puberdade. A prevalência em adultos é grande, com uma discreta predominância no sexo masculino.

Histopatologicamente, as lesões são indistinguíveis das glândulas sebáceas, porém não estão associadas ao folículo piloso e seu ducto se abre diretamente na superfície.
SINTOMAS
Aparecem como pequeninos pontos amarelados nos lábios, em pequeno ou grande número, isolados ou agrupados formando placas maiores.

A localização mais frequente é o lábio superior. Também podem surgir na mucosa da boca e nas gengivas. As lesões são assintomáticas.
TRATAMENTO
O tratamento se daria apenas por motivos estéticos nos casos muito extensos, já que as lesões são benignas e assintomáticas. Uma opção é uso do laser de CO2.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos