Líquen simples crônico, neurodermatite circunscrita
em 4/9/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
O QUE É?
Líquen simples crônico é o nome que se dá a uma condição que surge em consequência do ato de coçar ou esfregar a pele repetitivamente, que também é conhecida como neurodermatite circunscrita.

Não é um processo primário. O quadro surge como uma resposta da pele a algum estímulo que gera coceira (dermatite atópica, picadas de insetos, ferimentos) e leva o indivíduo a coçar a pele continuamente. Este ato repetido de forma crônica, provoca o espessamento da pele que é característico da liquenificação.

A ansiedade e a tensão emocional, em pessoas predispostas, tem um papel importante neste processo, levando o paciente a coçar compulsivamente o local e perpetuando o quadro em um círculo vicioso, já que a liquenificação provoca mais coceira o paciente coça mais, provocando mais liquenificação.
SINTOMAS
As lesões do líquen simples crônico tendem a ocorrer em áreas facilmente alcançáveis para a coçadura. O sintoma mais importante é a coceira, que pode apresentar períodos de melhora e piora, mas se mantém por longo tempo.

Devido à coçadura constante, a pele se torna espessada e endurecida, com acentuação dos sulcos naturais. As lesões são ásperas, descamativas e bem delimitadas. Podem ser avermelhadas ou escuras e apresentar outras lesões menores ao seu redor.
TRATAMENTO
Para que o tratamento do líquen simples crônico tenha sucesso é fundamental que o paciente compreenda que ele precisa parar de coçar o local, já que este é o motivo da perpetuação do quadro.

Para o controle da coceira, importante para evitar que o paciente continue traumatizando o local, está indicado o uso de anti-histamínicos por via oral, de preferência, aqueles que tenham ação sedativa.

Nas lesões, o uso de pomadas de corticosteróides sob oclusão aumentam a penetração e a eficácia do medicamento, além de criar uma barreira física à coçadura.

Outras medicações de uso local como doxepina, capsaicina, pimecrolimus e tacrolimus podem ser utilizados pelos os pacientes que, por algum motivo, não possam usar os corticosteróides.

Pacientes muito ansiosos podem necessitar de medicação ansiolítica para controle do seu estado emocional.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos