Papilomas
em 17/10/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
O QUE É?

Os papilomas são tumores benignos formados por uma proliferação exagerada das células epiteliais que revestem o interior dos canais galactóforos. Habitualmente, desenvolve-se um papiloma isolado num canal galactóforo principal, perto do mamilo; todavia, por vezes, surge um número mais ou menos significativo de tumores em vários canais de menor calibre, normalmente distantes do mamilo e agrupados. Não é raro que este tipo de tumor, durante o seu crescimento, rompa a parede do canal que o acolhe e provoque a formação de uma cavidade que se enche de secreções, ou seja, um quisto.
SINTOMAS

A principal manifestação dos papilomas corresponde ao aparecimento de secreções claras ou sanguinolentas pelo mamilo: por vezes, o derrame é mínimo, mas é comum tornar-se evidente e a mulher se aperceba ao encontrar pequenas manchas no sutiã. Quando se trata de um papiloma isolado, ao palpar o peito sente-se um nódulo pequeno localizado abaixo da aréola.
TRATAMENTO

O tratamento do papiloma, depois de se ter diagnosticado que se trata deste tumor, corresponde à sua extracção cirúrgica, sobretudo para confirmar a benignidade da lesão. Além disso, convém destacar que existe um certo risco de malignização deste tipo de tumor, especialmente no caso de papilomas múltiplos, pelo que rotineiramente se opta pela cirurgia.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos