Doença coronária
em 18/10/2012
Categoria: Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos
O QUE É?

A doença coronária é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, sendo uma típica "doença da civilização" que todos os anos matam milhares de pessoas...

A doença consiste na insuficiência das artérias coronárias, os vasos sanguíneos encarregues de irrigar o coração, de proporcionarem ao músculo cardíaco, o miocárdio, os nutrientes e o oxigênio de que este necessita para manter a sua constante atividade. O depósito de gorduras e de outras substâncias na parede das artérias coronárias leva à formação de placas que estreitam a entrada dos vasos, impedindo a normal circulação sanguínea no seu interior e a correta irrigação dos tecidos do coração. Trata-se de um processo lento e progressivo, que passa despercebida durante muitos anos, mas que ao atingir um determinado ponto provoca o déficit de irrigação do miocárdio, com manifestações típicas e, muitas vezes, com consequências terríveis.
SINTOMAS
A doença coronária pode manifestar-se por uma dor torácica passageira, denominada de angina de peito, que resulta de um déficit transitório na irrigação do miocárdio, ou por uma situação mais grave, o enfarte do miocárdio, em que o déficit de irrigação é mais prolongado, resultando daí a necrose ou morte de células musculares cardíacas da região afetada. Por vezes, as lesões provocadas são de tal maneira grave que delas resulta a morte súbita, a terceira forma mais comum de aparecimento da doença coronária.
TRATAMENTO


Existem vários tipos de medicamentos que são muito úteis para aliviar ou eliminar a dor da angina de peito e para prevenir ou aumentar o intervalo livre de dor.

Entre os mais utilizados, destacam-se os nitratos, entre os quais é possível citar a nitroglicerina ou o mono nitrato de isossorbido, cuja principal ação consiste em provocar a dilatação dos vasos coronários e, consequentemente, a maior irrigação do miocárdio. A forma de administração mais comum é por via sublingual, ou seja, mediante a introdução de um comprimido debaixo da língua, deixando que ele se dissolva. Como existe uma grande vascularização na língua, o comprimido é rapidamente absorvido, chegando em poucos segundos à circulação cardíaca, onde exerce o seu efeito vasodilatador.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos