Doenças da coagulação
em 18/10/2012
Categoria: Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos
O QUE É?
A coagulação é um processo fisiológico com vista a prevenir e a travar as hemorragias, em que participam vários elementos presentes no sangue.

Em condições normais, os mecanismos da coagulação são ativados após a produção de uma solução de continuidade (ferimento) na parede de um vaso sanguíneo. A partir daí, existem vários elementos presentes no sangue que sofrem uma complexa série de sucessivas transformações, as quais provocam a formação de um coágulo sanguíneo, ou seja, de uma massa sólida que encerra o local de ruptura de um vaso e impede a saída de sangue do seu interior; posteriormente, quando a ferida vascular cicatriza, o coágulo dissolve-se, completando-se assim o processo.

Todavia, como os mecanismos da coagulação sanguínea são muito complexos e envolvem uma grande diversidade de elementos, existem muitas circunstâncias e doenças que, direta ou indiretamente, podem alterar o seu normal funcionamento.

Por um lado, existem várias doenças que de uma ou outra maneira podem inibir, travar ou bloquear em algum ponto o processo de coagulação sanguínea e, por isso, manifestam uma tendência para o aparecimento de hemorragias.
Por outro lado, também existem inúmeras alterações ou circunstâncias que podem desencadear, acelerar ou estimular os mecanismos de coagulação, podendo manifestar-se pela produção de coágulos formados no interior do aparelho cardiovascular que não cumprem a sua missão de travar uma hemorragia, podendo obstruir o fluxo sanguíneo.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos