Neurônios
em 22/10/2012
Categoria: Doenças do cérebro e do sistema nervoso
O QUE É?
Os neurônios, também conhecidos por "células nervosas", são elementos fundamentais do sistema nervoso, pois como mantêm relações e ligações muito complexas, encarregam-se de funções tão distintas como a criação dos impulsos que nos permitem controlar os movimentos do corpo, a captação dos estímulos provenientes do exterior que nos informam sobre o que nos rodeia, o processamento de toda a informação de que dispomos e a elaboração das funções intelectuais.

Embora existam milhões de neurônios de vários tipos, formas e tamanhos no organismo, todos eles apresentam a mesma estrutura. De fato, todos os neurônios são compostos por um corpo celular de onde nascem diversos prolongamentos, que permitem a ligação da célula a outros neurônios ou tecidos, como as glândulas ou os músculos, controlados pelo sistema nervoso.

Corpo celular. Pode apresentar várias formas (triangular, poligonal, ovóide, fusiforme), sendo o seu interior composto por um núcleo rodeado de citoplasma com inúmeros organitos celulares.

Prolongamentos dos neurónios. O corpo celular é o ponto de partida para dois tipos de prolongamentos encarregues de receber e transmitir impulsos desde e para outras células adjacentes: as dendrites e o axônio.
As dendrites são prolongamentos curtos com várias ramificações, através das quais os estímulos provenientes de outras células nervosas são transmitidos ao neurónio. O seu número pode ser variável.

0 axônio, igualmente denominado neurito ou cilindro-eixo, um prolongamento único, presente em todos os neurónios, através do qual o impulso nervoso é transmitido as outras células nervosas ou a outros tecidos. Embora todos os neurónios apresentem um diâmetro semelhante, o seu comprimento pode variar: em alguns casos, pode ter alguns milímetros e, noutros, medir vários centímetros ou mais de 1 m, como acontece com os axónios que compõem os nervos que chegam as zonas mais distais do corpo. A parte final do axónio é de tal forma ramificada que o neurónio está ligado a cada um dos elementos adjacentes.

0 axónio encontrase, na grande maioria dos neurônios, revestido por uma série de camadas concêntricas, constituídas por uma substância gordurosa esbranquiçada corn proprie-dades isoladoras, denominada bainha de mielina, a qual é elaborada por células especiais - as células de Schwann. Esta bainha de mielina, muito importante para a transmissão dos impulsos nervosos, possui intervalos livres de mielina - os denominados nódulos de Ranvier.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos