Litíase urinária
em 22/10/2012
Categoria: Distúrbios dos Rins e Trato Urinário
O QUE É?

A litíase urinária corresponde á formação de cálculos nas vias urinárias, uma doença que pode evoluir durante muito tempo sem causar grandes problemas até que, subitamente, se manifeste através de uma dor típica denominada cólica renal.

A urina é local de constante formação de aglomerações microscópicas, ou seja, da acumulação de minúsculos cristais de substâncias orgânicas e minerais que não geram nenhum tipo de sintoma e que são eliminados com as micções, sem que sejam detectados. Todavia, por vezes, estes cristais têm uma concentração tão elevada que favorecem a acumulação e formação de aglomerações sólidas de grandes dimensões, constituindo cálculos ou "pedras". Estes cálculos, que podem ser observados vista desarmada quando são eliminados através da urina, conforme o seu tamanho e localização podem ficar retidos no interior das vias urinárias e obstruir o fluxo de urina, o que origina múltiplas repercussões.
SINTOMAS

As manifestações variam conforme o tamanho, forma e localização dos cálculos.
Os cálculos menores, designados "areias", apresentam um diâmetro inferior a 1 mm e não costumam produzir sinais ou sintomas, pois normalmente são arrastados pelo fluxo de urina através das vias urinárias até serem finalmente expulsos para o exterior.

Os cálculos de maiores dimensões, de diâmetro superior a 2 cm, também não costumam originar manifestações evidentes, pois devido ao seu tamanho raramente são arrastados pela corrente urinária, não chegando a obstruir completamente as vias urinárias, pelo menos nas fases iniciais.

Os cálculos que tipicamente provocam sinais e sintomas são os de tamanho médio, pois podem ser arrastados pela corrente urinária e perturbar os diferentes segmentos das vias urinárias ou ficar presos e obstruir por completo um determinado ponto.
TRATAMENTO
O tratamento costuma passar pela resolução do episódio agudo de cólica renal ou, de uma maneira mais global, pela eliminação dos cálculos existentes e pela prevenção da formação de outros.

Como a dor da cólica renal costuma ser muito intensa, as primeiras medidas adotadas costumam ser a administração de fármacos analgésicos potentes, por via oral, intramuscular ou intravenosa. Por outro lado, como a aplicação de calor na zona baixa das costas dilata as vias urinárias, o que diminui a dor, é aconselhável, por exemplo, a colocação de uma almofada elétrica na dita zona ou que o paciente tome um banho com água o mais quente possível.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos