Guilherme Montenegro: Sim. O treinamento de força pode ser praticado por qualquer idade. Lembrando sempre que é preciso respeitar as individualidades biológicas de cada fase do indivíduo.
Na verdade, o maior cuidado que se deve tomar antes do início de um treinamento de força não é a idade. É importante que esse treinamento seja sempre prescrito por um profissional de Educação Física. O quanto antes iniciar melhor, pois o fortalecimento muscular ou o exercício físico de forma orientada é uma das maneiras de manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, melhoramento da parte estética e também preparação para chegar à terceira idade de forma saudável.
Para crianças existe muita controvérsia. Diz-se que o treinamento de força não é indicado, pois retarda o crescimento e desenvolvimento. Ao mesmo tempo vários estudos comprovam que não existe nenhuma restrição de idade para o início da atividade.
Especificamente para crianças (não atletas), os exercícios de contra resistência tem os mesmos objetivos do que qualquer atividade ou esporte, pois nesse momento todas as atividades visam os mesmos aspectos que são: propriocepção, percepção corporal, socialização e um dos aspectos mais importantes que é fortalecer o sistema imunológico.
Basta o profissional enfatizar um treinamento seguro e eficaz, para cada uma das faixas de idade, em momentos diversos da maturação biológica.