“Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.”
Luciana Cataldi: Uma meta é um estado que você deseja alcançar, algo que você quer experimentar concreta e diretamente, algo desejável.
Para a meta ser alcançada é preciso que ela seja bem formulada.
O que é uma meta bem formulada?
1- É importante que seja formulada em termos do que se quer ao invés do que não se quer. Parece simples, não é, mas muitas vezes, sem perceber, ficamos focados naquilo que não queremos.
2- É importante vivenciar a meta, como se já tivesse sido alcançada. Como se estivesse abrindo um caminho para depois seguir uma trilha. É a confecção da meta dentro da mente, com toda a riqueza possível de detalhes e sensações.
3- É importante que ela não dependa das ações de outras pessoas ou de situações. Precisa ser algo dentro do próprio controle.
4- Onde, quando e com quem você quer experimentar o resultado da meta alcançada? Isso é contextualizar a sua meta.
5- A meta respeita a sua integridade como pessoa? Respeita a integridade das outras pessoas? Respeita a integridade do ambiente? Isso é uma meta ecológica.
As metas exigem trabalho interno, transformação e crescimento pessoal. Podemos realizar qualquer meta, desde que reunamos os recursos para acreditar que podemos e tomemos as medidas efetivas. Temos que aprender como mudar e usar a nossa mente e o nosso corpo de modo mais eficiente e vantajoso.
Use a imaginação, a fantasia, sem perder a lucidez.
Use a esperança, sem perder a noção da realidade.
O novo ano traz possibilidades de renovação, mas podemos ajudar sendo pró-ativos.