Mais disposição através da alimentação.
Publicado por: Renata Fetter em 1/4/2011
Categoria: Nutrição
Em tempos de correria e rotina extenuante, a disposição e ânimo são duas coisas que todos buscam atualmente e, para isso, investir na alimentação é o primeiro passo para quem quer aumentar a vitalidade. Vários nutrientes estão associados a melhora da energia e disposição, e apesar de não percebermos, a carência de nutrientes pode levar a diversos problemas como falta de concentração, memória, aprendizado e cansaço.

Saiba quais nutrientes podem auxiliar a ter um dia-a-dia mais “animado”:

?Magnésio: está envolvido no metabolismo da glicose e secreção de insulina. Sua deficiência prejudica a entrada de glicose para a célula e, por isso, há consequente queda da energia. Alimentos: couve, brócolis, rúcula, amêndoas, cereais integrais, cacau.

?Zinco: regula a atividade da insulina, participa na formação de hemoglobina e proteínas. Alimentos: carnes, peixes, ostras, aves, feijões e nozes.

?Selênio: previne dores musculares, fadiga e fraqueza muscular. Alimento: a castanha do Pará é uma ótima fonte deste mineral.

?Ferro: sua deficiência pode acarretar em tonturas, dor de cabeça, falta de concentração, irritabilidade e fadiga. Alimentos: carnes, feijões, verduras. Para melhor absorver o ferro, inclua alimentos com vitamina C nas refeições.

?Vitaminas do complexo B: atua no metabolismo dos carboidratos, transformando glicose em energia. Alimentos: cereais integrais, nozes, verduras, semente de girassol, gema de ovo.


Percebe-se que não tem muito mistério, não é verdade? Uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas, legumes, verduras, feijões e carnes magras, podem ajudar muito a ter um dia-a-dia com mais disposição!


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (1)

Dra. Andrea, Boa tarde. Costumo usar fotoproteção fator 70 para o rosto, porém uma amiga minha (que não é dermato) me disse que acima do fator de proteção 15 a diferença é quase insignificante, ou seja a proteção é muito pouco sentida pela pele. Gostaria de saber se isso procede e se verdade, quais os cuidados extras que deveria tomar, pois, tenho uma vida muito ao ar livre, em decorrencia do meu trabalho e tenho uma pele clara. Obrigado.
Nome: João Carlos
Data: 1/4/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos