Em tempos de correria e rotina extenuante, a disposição e ânimo são duas coisas que todos buscam atualmente e, para isso, investir na alimentação é o primeiro passo para quem quer aumentar a vitalidade. Vários nutrientes estão associados a melhora da energia e disposição, e apesar de não percebermos, a carência de nutrientes pode levar a diversos problemas como falta de concentração, memória, aprendizado e cansaço.
Saiba quais nutrientes podem auxiliar a ter um dia-a-dia mais “animado”:
>Magnésio: está envolvido no metabolismo da glicose e secreção de insulina. Sua deficiência prejudica a entrada de glicose para a célula e, por isso, há consequente queda da energia. Alimentos: couve, brócolis, rúcula, amêndoas, cereais integrais, cacau.
>Zinco: regula a atividade da insulina, participa na formação de hemoglobina e proteínas. Alimentos: carnes, peixes, ostras, aves, feijões e nozes.
>Selênio: previne dores musculares, fadiga e fraqueza muscular. Alimento: a castanha do Pará é uma ótima fonte deste mineral.
>Ferro: sua deficiência pode acarretar em tonturas, dor de cabeça, falta de concentração, irritabilidade e fadiga. Alimentos: carnes, feijões, verduras. Para melhor absorver o ferro, inclua alimentos com vitamina C nas refeições.
>Vitaminas do complexo B: atua no metabolismo dos carboidratos, transformando glicose em energia. Alimentos: cereais integrais, nozes, verduras, semente de girassol, gema de ovo.
Percebe-se que não tem muito mistério, não é verdade? Uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas, legumes, verduras, feijões e carnes magras, podem ajudar muito a ter um dia-a-dia com mais disposição!