Existem muitos benefícios da acupuntura na gestação, mas também devem ser tomados diversos cuidados.
A acupuntura é utilizada durante a gravidez para tratar depressão e desconforto como azia, enjôos e dores na coluna. Pesquisas foram realizadas pela sociedade de Medicina Materno-Fetal, em Chicago (EUA), com 150 gestantes em diagnóstico de depressão divididas em três grupos, e mostrou que 63% das mulheres tratadas com acupuntura específica mostraram melhora dos sintomas da depressão, enquanto a técnica tradicional ajudou cerca de 37,5%.
Em São Paulo ouve uma pesquisa da faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP),o resultado mostrou que o grupo escolhido para fazer acupuntura reduziu em 75% a intensidade da asia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema.
Outros benefícios foram a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.
Ela também auxilia na redução de edemas e ansiedade, a acupuntura melhora a circulação e relaxa a musculatura. Há também algumas proibições e cuidados que devem ser observados, alguns pontos de acupuntura são proibidos por provocar contração uterina e antecipar o parto, e até mesmo provocar o aborto.
Os pontos em questão são: BP6 sedando ele, IG4, B67, BP10, além da eletroacupuntura que também é contra-indicado na gestação.
Acupuntura no parto, alguns profissionais utilizam o método até para posicionar o bebê na hora do parto, quando o bebê está sentado na barriga da mãe, nesse caso o ponto B67 pode ser utilizado para ajudar a mãe no parto.
Então para mulheres gestantes o cuidado deve ser redobrado devido os perigos de pontos e técnicas que podem prejudicar a gravidez, então para não correr riscos é importante procurar um profissional que esteja credenciado na Associação Brasileira de Acupuntura.