Com a chegada do calor, sol, praia, deve-se procurar consumir alimentos mais leves, de fácil digestão, pois nosso corpo já está tendo trabalho em normalizar nossa temperatura corporal, naturalmente diminui o metabolismo basal e por isto, caso a pessoa venha a ingerir alimentos mais calóricos como aqueles que costumamos ingerir no clima frio, acabará por adquirir peso.
Portanto, é a hora de optarmos por uma alimentação mais leve e equilibrada!
Faça escolhas que refresquem nosso corpo, os iogurtes com frutas e granola no desjejum ou em alguns dos lanches, são bárbaros, pois fornecem carboidrato, proteína, cálcio e vitaminas e ainda ajudam a baixar a temperatura corporal, esta opção cai bem substituindo o café com leite, pão e queijo.
Inclua em seu cardápio diário: frutas, legumes, alimentos integrais, sucos de frutas elaborados com algumas folhas de hortelã refrescam. Outra dica é consumir com maior freqüência peixes magros, mas as vezes opte pelo bom e saboroso salmão, que apesar de ser mais calórico por conta das gorduras, é uma gordura saudável, portanto equilíbrio e variedade é o ideal.
Para os lanches à noite, opte pelas saladas caprichadas com alguma proteína. Sugiro um mix de folhas verdes, tomates, kanikama, manga, gengibre em conserva, sementes de gergelim tostadas, azeite de oliva extra virgem e gotas de limão. Fica uma delícia! Ao mesmo tempo que refresca, alimenta bem e não sobrecarrega nosso organismo, mas incluo o gengibre por ser um termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo, pois a tendência é
ficar um pouco mais lento devido ao calor.
Nas sobremesas, para quem ainda tem este hábito, dê preferência pelas frutas ao forno, como peras, maçãs e banana, picadas, acrescente noz-moscada, raspas de limão, passas ao rum e leve ao forno com uma fina camada de castanha do Pará triturada, cobrindo a superfície.
Sirva quente em taça, com uma bolinha de frozen de baunilha. Nutre e refresca sem pesar na balança.
Frutas aliadas: melancia que é altamente hidratante, melão, morango,caju, manga e abacaxi, ricas em água e minerais, ajudam a manter o corpo hidratado por mais tempo e a repor os minerais perdidos com o suor. Outras opções de alimentos que nos ajudam a refrescar no verão: água de coco, cenoura, tomate e verduras em geral.
Evite os alimentos picantes, frituras e pratos mais pesados, como feijoada, churrasco com carnes gordurosas, substitua a carne vermelha por peixe.