A gangrena cutânea é a morte do tecido, e geralmente acontece após uma infecção causada por diversos tipos diferentes de bactérias embora os clostrídios são o grupo de bactérias que muitas vezes provocam a gangrena cutânea.
Ocorre quando uma área é infetada por bactérias, principalmente as anaeróbicas, que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio e dentre as quais achamos os clostridium. A infecção pode ocorrer horas ou dias depois de ter ocorrido uma ferida por causa de uma intervenção cirúrgica, ou uma lesão grave (por exemplo, o esmagamento de um membro).
Sintomas
Inicialmente, a pele pode tornar-se pálida, mas ela torna-se vermelha ou cor de bronze e, finalmente, esverdeada. A infecção por clostrídios também torna a pele quente e edemaciada. A infecção pode disseminar-se extensamente sob a pele, produzindo freqüentemente bolhas grandes com conteúdo líquido. O líquido dessas bolhas possuem uma cor acastanhada e é fétido
Tratamentos
Quando existe suspeita de gangrena, é iniciada a administração de um antibiótico logo após a coleta de amostras de líquido da ferida e antes dos resultados dos exames tornarem-se disponíveis. Normalmente, são escolhidos antibióticos que destroem um amplo espectro de bactérias, apesar da penicilina isoladamente ser suficiente para eliminar os clostrídios. Além de prescrever antibióticos, o médico realiza a remoção cirúrgica do tecido destruído.