Treponematoses
Publicado por: Treponematoses em 1/2/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
Descrição
As treponematoses são infecções não venéreas causadas por uma espiroqueta que é indistinguível do Treponema pallidum, a qual é a bactéria que causa a sífilis. As treponematoses incluem infecções persistentes que são observadas em determinadas áreas geográfias como, por exemplo, a sífilis endêmica, a framboesia e a pinta.
Sintomas
A lesão cicatriza, mas, a seguir, ocorre a erupção de nódulos compostos por tecidos moles semelhantes a tumores (granulomas) na face, nos membros superiores e inferiores e nas nádegas. Esses granulomas cicatrizam lentamente e podem recorrer. Na planta dos pés, podem surgir lesões abertas e dolorosas. Posteriormente, pode ocorrer destruição de determinadas áreas das tíbias e podem surgir outras formações desfigurantes, sobretudo em torno do nariz (gangosa).

A pinta começa com áreas planas e avermelhadas nas mãos, nos pés, nas pernas, nos braços, na face e no pescoço. Após alguns meses, aparecem áreas azul-cinzentas nas mesmas áreas, em ambos os lados do corpo e sobre proeminências ósseas (p.ex., cotovelo). Posteriormente, as manchas perdem sua pigmentação.
Tratamento
As lesões são destrutivas e deixam cicatrizes. No entanto, uma única injeção de penicilina mata as bactérias e, dessa maneira, a pele consegue cicatrizar. Foram instituídas medidas de saúde pública para localizar e tratar indivíduos infectados e aqueles com os quais eles tiveram contato.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos