Histoplasmose
Publicado por: Histoplasmose em 15/2/2012
Categoria: Infecções-doenças infecciosas
Descrição
A histoplasmose é uma infecção causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que afeta principalmente os pulmões, mas que pode algumas vezes disseminar-se por todo o corpo.

A forma de contaminação dessa infecção é através da inalação dos conídios que estão presentes no meio ambiente. Estas alcançam os alvéolos pulmonares, levando a uma estimulação de resposta inflamatória por parte do hospedeiro, formada por macrófagos e células mononucleares, que por sua vez, não possuem capacidade de destruir o invasor. s fazendeiros e outros trabalhadores que manipulam o solo infectado são os que apresentam maior risco de inalar esporos
Sintomas
Os sintomas na maioria das vezes é assintomática. Os sinais de infecção, a histoplasmose pode manifestar sob três forma:forma aguda, progressiva disseminada e a forma crônica cavitária.Os principais são sintomas são:

-Infecção pulmonar aguda,os sintomas são:
>febre
>calafrios,
>cefaléia,
>dispnéia,
>mialgias,
> hiporexia,
>tosse e dor no peito.

-Infecções disseminada os sintomas são:
> independente de qual seja a sintomatologia, pode disseminar por todo o organismo, em especial, para órgãos ricos em macrófagos. Raramente, os indivíduos que estão com o sistema imune aparentemente normal, irão desenvolver histoplasmose disseminada sintomática.

- Histoplasmose Pulmonar Crônica:,em pacientes fumantes, com certa idade, que possuem doença pulmonar crônica obstrutiva, a histoplasmose pulmonar pode progredir vagarosamente para uma forma fibrocavitária crônica. Os sintomas são::
>febre baixa vespertina,
>perda de peso,
>sudorese noturna,
>dor no peito e tosse com expectoração hemoptóica
Tratamentos
O tratamento da histoplasmose vai depender da síndrome clínica e do estado imunitário do indivíduo. No caso da histoplasmose pulmonar aguda, geralmente os pacientes apresentam melhora expontânea, sem que seja necessário a realização de um tratamento específico. Caso seja realizado o tratamento, o medicamento recomendado é itraconazol, por via oral, na dose de 200 mg, durante 3 dias e, em seguida, 200 a 400 mg/ dia, durante 6 a 12 semanas.

No caso da histoplasmose pulmonar crônica a droga de escolha também é o itraconazol, na mesma dose recomendada para a forma pulmonar aguda, sendo que o tempo de tratamento deve ser de 18 a 24 meses. Nas formas disseminadas, a droga de eleição é a anfotericina B, na dose de 35 mg/kg e a terapêutica de manutenção a longo prazo se faz necessária para manter a remissão clínica.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos