Apnéia da Prematuridade
Publicado por: Apnéia da Prematuridade em 4/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A apnéia da prematuridade é um distúrbio no qual um recém-nascido prematuro pára de respirar temporariamente e é geralmente definida como a interrupção da respiração por 15 a 20 segundos.

A apnéia é geralemente causada pela imaturidade da área cerebral que controla a respiração (o cérebro "esquece" de respirar), apesar de algumas doenças também causarem a apnéia. Quase todos os bebês nascidos com 30 semanas de gestação ou menos, vai passar por uma apnéia, mas ela se torna cada vez menos frequente com o passar do tempo.
Sintomas
Freqüentemente, os episódios de apnéia começam nos primeiros dias após o parto. O recém- nascido pode apresentar episódios:

> de respiração regular com breves pausas (respiração periódica).
> Quando as pausas duram mais de 20 segundos, a concentração sérica de oxigênio pode cair, >pele pálida ou azulada e uma redução da freqüência cardíaca.
Tratamento
Na UTI Neonatal, todos os bebês prematuros são monitorados para os episódios de apnéia. A primeira linha de tratamento para a apnéia é simplesmente estimular o bebê a "lembrar-se" de respirar. Isso significa esfregar as costinhas ou dar leves "tapinhas" nos pés. Entretanto, quando a apnéia acontece com muita frequência, o bebê pode precisar de medicação (geralmente cafeína ou teofilina) e/ou o chamado CPAP, que "sopra" uma quantidade adequada de ar para manter as vias respiratórias abertas.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos