Hiperbilirubinemia
Publicado por: Hiperbilirubinemia em 4/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A hiperbilirrubinemia é uma concentração anormalmente elevada de bilirrubina no sangue.Na maioria dos recém-nascidos, a concentração sérica de bilirrubina normalmente aumenta temporariamente nos primeiros dias após o nascimento, fazendo com que a pele apresente uma coloração amarelada (icterícia).

Nos adultos, as bactérias normalmente presentes no intestino degradam a bilirrubina. O recém-nascido não possui essas bactérias e, por essa razão, uma grande quantidade de bilirrubina é excretada nas fezes, o que tipicamente lhes confere uma cor amarelo vivo.

Contudo, o recém-nascido também possui uma enzima no intestino que pode alterar uma certa quantidade de bilirrubina, permitindo que ela seja reabsorvida pelo sangue, o que contribui para o desenvolvimento da icterícia.
Sintomas
Na maioria dos casos, aliás, a icterícia desaparece espontaneamente ou depois de mudanças na frequência da amamentação. Isso pode ocorrer quando o bebê mama poucas vezes ao dia, tendo maior dificuldade para excretar a bilirrubina pelas fezes. Mas nada de pânico. É uma situação transitória, que passa assim que a oferta de leite aumentar e o estabelecimento da lactação estiverem plenos e bem-sucedidos.

A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas. Quando o sintoma surge depois desse período, geralmente está associado a uma doença (como infecção urinária e doenças congênitas) e precisa ser investigado com maior afinco.
Tratamento
A hiperbilirrubinemia discreta não exige tratamento. A alimentação freqüente de um recém-nascido acelera a passagem do conteúdo intestinal, reduzindo a reabsorção de bilirrubina do intestino e, conseqüentemente, reduzindo a concentração sérica da mesma. As concentrações mais elevadas de bilirrubina podem ser tratadas com a fototerapia, na qual o recém-nascido é colocado sob lâmpadas de bilirrubina.

Raramente, a amamentação pode ter de ser interrompida por 1 ou 2 dias quando a concentração de bilirrubina torna-se extremamente elevada em um lactente que apresenta icterícia do leite materno. A mãe deve continuar a extrair o leite regularmente, para que possa voltar a amamentar assim que a concentração sérica de bilirrubina começar a diminuir. Voltar a amamentar neste período não expõe o lactente a qualquer risco.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos