Síndrome da Morte Súbita do Lactente
Publicado por: Síndrome da Morte Súbita do Lactente em 4/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A síndrome da morte súbita do lactente é a morte súbita e inesperada de um lactente aparentemente saudável. É definida como a morte inesperada de uma criança com menos de um ano de idade, que permanece inexplicável, mesmo após investigação exaustiva que inclua autopsia e exame do cenário da morte.

Os acontecimentos funestos ocorrem durante o sono do cuidador e da criança, ou seja, acontece entre meia-noite e oito horas da manhã.

A causa da síndrome da morte súbita do lactente é desconhecida e podem existir vários fatores que acarretem a morte súbita e inesperada de um lactente. Estudos recentes sugerem que esta síndrome é mais comum entre as crianças que dormem de bruços que entre as que dormem de costas ou de lado. Atualmente, recomenda- se que as mães coloquem seus filhos em decúbito dorsal ou em decúbito lateral para dormir.
Sintomas
Não há sinais e sintomas especiais uma vez que a doença ocorre de forma rápida e sem grande agitação.

A maioria das mortes ocorre entre o segundo e o quarto mês de vida. A síndrome ocorre no mundo todo. A síndrome da morte súbita do lactente é um pouco mais comum durante os meses de inverno, em famílias de baixo nível econômico, entre lactentes prematuros ou aqueles que foram submetidos à ressuscitação ao nascerem, entre aqueles com irmãos ou irmãs que morreram devido à síndrome e entre os filhos de mães tabagistas. A sua incidência é discretamente maior entre os meninos que entre as meninas.
Tratamento
As ações seguintes permitirão diminuir as possibilidades do bebê e família sofrer este inconveniente.

>Posição para dormir: Se colocar o bebé a dormir de barriga para cima diminuirá as possibilidades de morrer devido à síndroma da morte súbita. Não haverá qualquer problema em deitar o bebé de barriga para baixo quando estiver acordado desde que esteja de olho nele.

> Superfície onde dormir: O bebé não deverá dormir sobre superfícies macias, como almofadas de espuma. Este tipo de superfícies poderá formar bolsas de ar e abafar a criança. O bebé deverá dormir sobre um colchão duro e nivelado, num berço aprovado segundos todas as normas de segurança.

> Sobreaquecimento: Se a criança estiver constipada ou sofrer de outra infecção, não a vista excessivamente nem aqueça em demasia o quarto. Os sinais de que a criança poderá estar excessivamente quente são o suor, o cabelo húmido, uma respiração acelerada, erupções cutâneas provocadas pelo calor ou febre.

> Amamentação: O bebê terá menores probabilidades de sofrer de morte súbita caso seja amamentado. A amamentação evita que o bebê apanhe inúmeras infecções, incluindo as constipações.

> Monitores domésticos da apneia: Um monitor doméstico de apneia é uma máquina que controla o ritmo cardíaco e a respiração da criança. O monitor possui fios ligados a eléctrodos (pequenas almofadas aderentes), os quais são colocados no peito do bebé. O monitor de apneia emite um sinal sonoro bastante audível caso a frequência cardíaca e a frequência respiratória seja excessivamente elevada ou demasiado baixa.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos