Conjuntivite em recém-nascido
Publicado por: Conjuntivite em recém-nascido em 4/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A conjuntivite em um recém-nascido (conjuntivite neonatal, oftalmia neonatal) é uma infecção da membrana que reveste a pálpebra e a parte exposta do olho.

Na maioria dos casos, a conjuntivite neonatal é adquirida durante a passagem pelo canal do parto e, em geral, os microrganismos responsáveis são bactérias que comumente habitam a vagina. A Chlamydia (um tipo de bactéria pequena) é a causa mais comum da conjuntivite neonatal. No entanto, outras bactérias, sobretudo o Streptococcus pneumoniae, o Hemophilus influenzae e a Neisseria gonorrhoeae (a bactéria causadora da blenorragia [gonorréia]) também podem causar a conjuntivite neonatal. Esta também pode ser causada por vírus. O vírus do herpes simples é a causa viral mais comum.

A causa da conjuntivite neonatal é difícil de determinar porque em muitos casos ou sinais e sintomas não variam em decorrência das causas.
Sintomas
A conjuntivite causada pela Chlamydia manifesta-se 5 a 14 dias após o nascimento. Os sintomas mais comuns são:

> Olhos lacrimejantes;
>Secreção mucosa;
> Remelas abundântes, que fecham todo o olho
Tratamento
Para prevenir a conjuntivite, os olhos do recém-nascido são tratados rotineiramente com pomada ou gotas de nitrato de prata, eritromicina ou tetraciclina.
Para um recém-nascido cuja mãe sabidamente tem blenorragia, é realizada a administração de uma injeção de ceftriaxona, um antibiótico que impede a infecção gonorréica no olho e em outros locais. Para tratar a conjuntivite bacteriana, o médico aplica uma pomada contendo polimixina e bacitracina, eritromicina ou tetraciclina.

Como pelo menos metade dos recém-nascidos com conjuntivite causada por Chlamydia também apresentam uma infecção causada pelo microrganismo em outra parte do corpo, a eritromicina é geralmente administrada pela via oral. A conjuntivite causada pelo vírus do herpes simples é tratada com colírio ou pomada de trifluridina e com pomada de idoxuridina.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos