Obesidade infantil
Publicado por: Obesidade infantil em 5/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura em uma magnitude tal que compromete a saúde. Entre as complicações mais comuns está o diabete mellitus, a hipertensão arterial, as dislipidemias, as alterações osteomusculares e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma e dos índices de mortalidade.

A obesidade possui fatores de caráter múltiplo, tais como os genéticos, psicosociais, cultural-nutricionais, metabólicos e endócrinos. A obesidade, portanto, é gerada pela interação entre fatores genéticos e culturais, assim como familiares.

Uma criança é considerada obesa quando ultrapassa em 15% o peso médio correspondente à sua idade, desde que o excesso de peso corresponda ao acúmulo de lipídios, fato que pode ser avaliado pela espessura da prega cutânea. No entanto, não é fácil estabelecer parâmetros que definam, com precisão, o limite entre peso normal, sobrepeso e obesidade.
Sintomas
O ganho de peso geralmente acontece ao longo do tempo. A maioria das pessoas sabe quando engordou. Entretanto, mas alguns sinais e sintomas de obesidade incluem:

> Roupas parecendo apertadas e necessidade de usar números maiores.
> A balança mostrando que você ganhou peso.
> Ter gordura extra ao redor da cintura.
> Índice de massa corpórea e circunferência da cintura maiores do que o considerado normal.

Tratamento
Basicamente consiste em mudanças de conduta, alimentar e física. O tratamento da obesidade infantil não é uma tarefa fácil, nem para os médicos, nem para a família, nem para as crianças, já que hoje em dia o tratamento se baseia na modificação dos estilos de vida, o que implica na alteração de seus hábitos alimentares e físicos.Quanto maior é a criança, mais difícil será praticar essas mudanças, mas não impossível.

O método usado para tratar a obesidade infantil se baseia fundamentalmente na combinação de uma dieta limitada com o aumento da atividade física, a educação nutricional e a mudança das condutas. Mas tudo isso só será efetivo se a criança contar com o apoio e o estímulo de sua família. A terapia de conduta da criança começa com a aprendizagem do autocontrole.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos