Enurese Noturna
Publicado por: Enurese Noturna em 5/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A enurese noturna (urinar na cama à noite) é a micção acidental e repetida durante o sono por uma criança com idade suficiente para controlar seus esfíncteres. Esse incômodo de acordar com a cama molhada é comum na infância já que o mecanismo urinário da criança até os cinco anos de idade está amadurecendo. O problema é quando a criança fica mais velha e continua encharcando o lençol.

A enurese é mais comum em meninos que em meninas e parece ocorrer em famílias. A enurese é geralmente causada pela lenta maturação, embora, algumas vezes, ela acompanhe os distúrbios do sono (p.ex., sonambulismo e terrores noturnos). Em 1 a 2% dos casos, a causa pode ser um distúrbio físico (geralmente uma infecção das vias urinárias). Em raros casos, outros distúrbios (p.ex., diabetes) podem fazer com que a criança molhe a cama. Ocasionalmente, a enurese é causada por problemas psiquiátricos, tanto na criança como em outro membro da família
Sintomas
Os sintomas do xixi na cama (enurese noturna) se caracterizam por uma emissão noturna involuntária em locais inapropriados (cama), de forma inconsciente. Durante o dia a criança não tem problema em reter a urina e ir ao banheiro de forma apropriada.Outros sintomas são:

>possuem um sono muito profundo e têm dificuldade para acordar, até mesmo enquanto fazem o xixi na cama.
Tratamentos
A primeira mudança na vida das crianças é em relação à alimentação. Alimentos que irritam a bexiga ou causam prisão de ventre devem ser evitados, como chocolate, café, refrigerante de cola e laranja.

A ingestão de líquidos também deve ser controlada nas horas que antecedem o sono. Há um hormônio antidiurético produzido por uma glândula do cérebro, a hipófise, que atua nos rins diminuindo a produção de urina durante a noite e grande parte das crianças com enurese sofre com a deficiência desse hormônio.

Exercício para segurar o pipi - Outro passo é conscientizar a criança de todo o processo urinário e orientar alguns exercícios para que ela tente aumentar o controle sobre a vontade de fazer xixi.

Os alarmes que são disparados quando a enurese ocorre são indubitavelmente o tratamento mais eficaz. Eles curam a enurese de aproximadamente 70% das crianças e somente cerca de 10 a 15% delas voltam a urinar na cama após a sua retirada. Esses alarmes, os quais são disparados por algumas gotas de urina, são relativamente baratos e de fácil instalação. Atualmente, o tratamento medicamentoso é utilizado muito menos freqüentemente que no passado, pois os alarmes são mais eficazes. Além disso, os medicamentos podem produzir efeitos colaterais. No entanto, quando os outros tratamentos fracassam e a família deseja o tratamento medicamentoso, o médico pode prescrever a imipramina.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos