Hiperatividade
Publicado por: Hiperatividade em 9/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição- A hiperatividade é um nível de atividade e excitação tão elevada em uma criança que preocupa os pais os as pessoas que cuidam da mesma. A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos.

Geralmente, as crianças com 2 anos de idade são ativas e raramente permanecem quietas. Também é normal que uma criança com 4 anos seja muito ativa e faça muito barulho. Em ambas as faixas etárias, este comportamento é normal para o estágio de desenvolvimento. Contudo, o comportamento ativo freqüentemente causa conflitos entre pais e filhos e pode preocupar os pais. Se o nível de atividade é percebido como hiperatividade freqüentemente depende de grau de tolerância da pessoa importunada. O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas
Sintomas
Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de:

> Não se envolve em brincadeiras e, não as mantém por muito tempo
> Tem dificuldade em aguardar sua vez
>dificuldade de aprendizado
>falar muito, alto demais e em momentos inoportunos
>incapazes de ficar quietas
>impulsivas
>Não param para olhar ou ouvir
>curiosidade e necessidade de explorar surpreendentes e aparentemente infinitas,
> são propensas a se machucar e a quebrar e danificar coisas
>discutem com os pais, professores, adultos e amigos
> Fazem birras e seu humor flutua rapidamente.

Tratamento
Os adultos geralmente enfrentam a hiperatividade da criança com reprimendas e castigos. No entanto, essas respostas geralmente acabam surtindo o efeito contrário, aumentando o nível de atividade da criança. O tratamento envolve três principais modalidades:

>TRATAMENTO CONVENCIONAL- com medicamentos eles são estimulantes, e parece atuar sobre áreas de autocontrole do cérebro. Esses medicamentos não deprimem as crianças, mas aumentam a auto-regulação. Cerca de 70% das crianças com DDAH apresentam uma melhora com o uso desses medicamentos. Os efeitos colaterais mais comuns são a perda de apetite e problemas para dormir. A dosagem de cada criança será ajustada gradualmente, para reduzir os efeitos colaterais. Algumas vezes, os medicamentos são usados apenas nos dias em que a criança vai para a escola.

>DIRETRIZES ALIMENTARES- Antes de experimentar qualquer tratamento comece eliminando o açúcar refinado e os aditivos da dieta do seu filho. Leia os rótulos cuidadosamente e elimine alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes, relacionados comumente como benzoatos, nitratos e sulfitos. Os aditivos de alimentos comuns também incluem silicato de cálcio, BHT, BHA, peróxido de benzoíla. emulsificantes, espessantes, estabilizantes, gomas vegetais e amido.
Os salicilatos muitas vezes têm implicação na hiperatividade.

>SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS- Um suplemento líquido de cálcio e magnésio é calmante para o sistema nervoso. Após ter eliminado os conservantes e o açúcar da dieta do seu filho, dê-lhe esse suplemento. As crianças de cinco a sete anos devem tomar uma colher de chá, uma vez ao dia. Crianças com mais de dez anos devem tomar uma colher de sopa, uma ou duas vezes a dia.

>Aprendizado de novas habilidad.- As crianças com DDAH aprendem a lidar com situações altamente estimulantes, que as distraem e superexcitam. Elas devem aprender a estudar em lugares silenciosos e fazer pausas freqüentes. Na sala de aula elas trabalham melhor em carteiras individuais, do que em mesas coletivas. Freqüentemente um fundo musical instrumental pode também ser útil. Crianças com DDAH necessitam de mais estrutura e rotina diária que a maioria das pessoas.


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