O distúrbio do déficit da atenção é caracterizado pela incapacidade da criança de prestar atenção adequadamente ou por um período de tempo adequado e por uma impulsividade inadequada para a idade, com ou sem hiperatividade. Tais aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem o problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no desenvolvimento normais da criança ou do adulto.
Estima-se que cerca de 3 a 6% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 6 a 12 anos de idade) apresentem hiperatividade e/ou déficit de atenção. O diagnóstico antes dos quatro ou cinco anos raramente é feito, pois o comportamento das crianças nessa idade é muito variável, e a atenção não é tão exigida quanto de crianças maiores.
Mesmo assim, algumas crianças desenvolvem o transtorno numa idade bem precoce.
Aproximadamente 60% dos pacientes que apresentaram TDAH na infância permanecem com sintomas na idade adulta, embora que em menor grau de intensidade. Na infância, o transtorno é mais comum em meninos e predominam os sintomas de hiperatividade.
Uma das causas mais comuns apontam a genética como principal causa relacionada ao transtorno. Aproximadamente 75% das chances de alguém desenvolver ou não o TDAH são herdadas dos pais. Além da genética, situações externas como o fumo durante a gestação também parecem estar relacionados com o transtorno. Fatores orgânicos como atrasado no amadurecimento de determinadas áreas cerebrais, e alterações em alguns de seus circuitos estão atualmente relacionados com o aparecimento dos sintomas.
Sintomas
As características mais comum a ponto de ser considerado como transtorno de déficit de atenção, é quando tem a maioria dos seguintes sintomas ocorrendo a maior parte do tempo em suas atividades:
> freqüentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
>com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas;
> não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais, não chegando ao final das tarefas;
>freqüentemente tem dificuldade na organização de suas tarefas e atividades;
> evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa);
>freqüentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;
>é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa principal que está executando;
> apresenta esquecimento em atividades diárias;
> agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
> tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
> interrompe ou se mete em assuntos de outros (por exemplo, intrometendo-se em conversas ou brincadeiras de colegas).